1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Sacar FGTS com cartão cidadão

Para aqueles que não sabem a sigla FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O fundo, criado em 1966, é um benefício que todo o trabalhador tem direito desde que esteja em contrato regido pela CLT.

O objetivo inicial da criação do fundo era de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Mas, hoje em dia, o o fundo tem a função de proteger outras categorias. Se você ainda não entendeu o que é e como funciona esse benefício trabalhista, nós explicamos!

 Sacar FGTS com cartão cidadão

Sacar FGTS com cartão cidadão

No momento em que o trabalhador inicia um contrato CLT é criado uma conta na Caixa Econômica Federal. Nessa conta é que será depósitado o valor correspondente ao fundo de garantia. Mas quem faz esses depósitos? Esse valor deve ser depósito pela própria empresa que você está trabalhando. E, lembre-se, o fundo não deve ser descontado do salário do funcionário, pois é uma obrigação do empregador.

Sacar FGTS com Cartão Cidadão

O fundo de garantia é a soma total dos depósitos realizados pelo empregador. Lembrando que esses depóstos devem ser realizados mensalmente. Por isso realizar consultas regularmente para conferir se a empresa está realizando os pagamentos corretamente é muito importante.

O saque do fundo pode realizado de várias formas e uma delas é com o cartão cidadão. Esse cartão visa facilitar o acesso do empregado aos serviços e benefícios trabalhistas. É com o cartão cidadão que o empregado pode consultar saldo dos benefícios, sacar o PIS e também o FGTS.

Para essa última opção o saque é bem fácil. Depois de encaminhada toda a papelada basta comparecer a uma agência da Caixa com o seu cartão cidadão e a senha cadastrada para realizar o saque.

Posso sacar meu FGTS na Lotérica

Ao contrário do que muitos pensam, não é possível sacar o FGTS na Lotérica. Essa dúvida surgiu porque o Governo Federal liberou no início do ano o saque de contas inativas do FGTS e as pessoas dessa categoria foram liberadas para realizar o saque nas lotéricas.

Sacar FGTS Inativo com Cartão Cidadão

Em dezembro do ano passo o Governo Federal liberou o saque do valor total das contas FGTS que estiveram inativas até 2015. Para que esse projeto funcionasse foi criado um calendário de saque de acordo com o período que cada pessoa poderia sacar. Os períodos foram organizados de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores.

Aqueles que ainda não realizaram o saque de sua conta inativa, saiba que a maneira mais rápida e fácil de realizar esse processo é com o seu cartão cidadão. Para fazer o saque com o cartão cidadão basta comparecer a agência da caixa mais próxima de você munido da senha cadastrada para o cartão.

Onde Sacar FGTS

O FGTS deve ser sacado em qualquer agência da Caixa. Se você já tiver o cartão cidadão o processo é bem mais fácil e pode ser realizado em um caixa eletrônico mesmo. Se não, você precisa procurar um caixa de autoatendimento com a identidade e carteira de trabalho.

Onde Sacar o FGTS

Onde Sacar o FGTS

Prazo para Sacar FGTS Depois da Homologação

A homologação trabalhista é o processo que deve ser feito junto ao seu sindicato. A homologação deve ser realizada no prazo de 5 dias úteis. Depois desse processo a empresa tem o prazo de 10 dias para o pagamento dos valores devidos ao trabalhador, correndo risco de ser multado por cada dia de atraso.

Posso e Não Tenho Cartão Cidadão: Como Sacar o FGTS Inativo?

Se você tem direito ao saque do FGTS de contas inativas e não possui o cartão cidadão, basta comparecer a qualquer agência da Caixa munida de um documento de identificação e sua carteira de trabalho.