1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba Como Aposentar por Idade

A Previdência Social possibilita que o trabalhador brasileiro se aposente da forma como ele achar melhor. Para isso, o órgão disponibiliza diversos meios de aposentadoria, sendo um deles a possibilidade de se aposentar por idade. Para conseguir esse benefício é necessário preencher alguns requisitos, assim como dar entrada ao processo no INSS. Veja a seguir como se aposentar por idade!

Requisitos para se aposentar por idade

Para conseguir se aposentar por idade, o contribuinte da Previdência Social deverá preencher alguns requisitos mínimos. È necessário ter no mínimo 180 meses efetivos de contribuição para o órgão. Além disso, o homem precisa ter no mínimo 65 anos de idade e a mulher 60 anos.

Esses são os únicos requisitos necessários, visto que há mudanças no caso de trabalhador especial, como veremos mais para frente.

Aposentar por Idade ou Tempo de Contribuição

Essa é uma grande dúvida que muitos segurados da Previdência Social possuem. Esses dois tipos de aposentadoria são os mais procurados, mas de uns tempos para cá a aposentadoria por tempo de contribuição ficou mais complicada. Agora é possível escolher entre três opções quando se opta por se aposentar por tempo de contribuição: regra 85/95 progressiva, regra com 30/35 anos de contribuição ou regra para proporcional.

Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por Idade. Imagem:Divulgação

A regra 85/95 progressiva consiste na soma da idade do contribuinte com os anos de contribuição. É necessário fechar 85 anos para as mulheres e 95 para os homens, além de ter 180 meses de trabalho.

A regra com 30/35 anos de contribuição consiste em 180 meses de trabalho e os homens precisam ter contribuído durante 35 anos e as mulheres durante 30. A regra proporcional exige que as mulheres tenham no mínimo 48 anos e os homens 53, além de 180 meses de trabalho e 25 anos de contribuição no caso das mulheres e 30 anos no caso dos homens.

Aposentar por Idade Rural

O trabalhador especial da Previdência Social para poder se aposentar deve preencher o mesmo requisito de 180 meses de contribuição, porém o homem precisa ter no mínimo 60 anos e a mulher 55. Além disso, é necessário estar trabalhando no seu cargo no momento da solicitação da aposentadoria. Se o trabalhador especial não apresentar o tempo mínimo de trabalho, poderá refazer a solicitação com a mesma idade do trabalhador urbano (65 anos no caso dos homens e 60 no caso das mulheres).

Procedimento para se Aposentar por Idade

Para dar entrada na solicitação de aposentadoria o contribuinte da Previdência deve comparecer até uma unidade do INSS em sua cidade com alguns documentos em mãos. O agendamento da consulta pode ser feito pelo próprio site da Previdência.

É importantíssimo ter em mãos no momento da consulta um documento original com foto, como o RG, o número do CPF, a Carteira de Trabalho, os carnês de contribuição para o órgão e quaisquer outros documentos que comprovem o seu pagamento durante todos esses anos.

O trabalhador especial deve apresentar, além destes documentos acima, outros que comprovem a sua condição de lavrador, pescador artesanal, indígena etc. Esse documento pode ser uma declaração do sindicato, contratos de arrendamento, entre outros.

 

Recomendados para você: