1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba Quando um Cinquentão Poderá Pedir a Aposentadoria

Os trabalhadores com mais de 50 anos que desejam solicitar a aposentadoria através da Previdência Social precisam ficar de olho na mudança prevista para a reforma do órgão. Além daqueles com mais de 50 anos, mulheres e professores acima dos 45 anos terão que trabalhar por mais tempo para conseguirem receber o benefício.

A reforma previdenciária que o presidente Michel Temer quer implantar propõe outras mudanças, mas apenas a nova regra de transição está relacionada a essas pessoas com 50 anos ou mais.

Idade Mínima e Regra de Transição

A reforma previdenciária prevê a fixação de uma idade mínima de 65 anos para todos os contribuintes e trabalhadores conseguirem se aposentar, independente de gênero ou setor.

As pessoas com 50 anos ou mais, as mulheres e professores com mais de 45 anos podem fugir dessa idade mínima adotando a nova regra de transição, que também entra em vigor com a reforma. Para conseguir o benefício sem chegar aos 65 anos de idade será necessário pagar um tipo de pedágio ao governo federal, que pode variar entre 40% e 50% a mais do tempo normal de contribuição.

Em outras palavras, as pessoas que desejam receber a sua aposentadoria, mas não querem atender a idade mínima, terão que trabalhar por mais tempo. A quantidade de tempo que será adicionada irá depender de alguns fatores. Essa foi a regra de transição estabelecida pelo governo.

Transição Especial para Mulheres e Professores com mais de 45 Anos

Há novas regras para as mulheres e os professores com mais de 45 anos que, até o momento, podiam se aposentar antes dos demais trabalhadores. Uma nova regra de transição especial ficou decidida pelo governo, onde essas pessoas levarão mais tempo para preencher os requisitos de aposentadoria. Essa nova regra de transição levará mais tempo, principalmente para as mulheres.

Aposentadoria por Idade – Como Solicitar

Se você deseja solicitar a sua aposentadoria e já preenche todos os requisitos para isso, poderá fazer o pedido sem alteração nenhuma. Aquelas pessoas que ainda não completaram os requisitos serão afetadas pela reforma previdenciária e por isso terão que aguardar até completarem os 65 anos de idade ou terão que optar pela regra de transição.

Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por Idade

Um exemplo de quanto tempo as pessoas com mais de 50 anos terão que esperar para se aposentar através da regra de transição pode ser feita por meio de simulações. Quando a lei entrar em vigor, se faltar apenas cinco anos para o contribuinte se aposentar, ele terá que trabalhar por mais dois anos e meio.

De qualquer forma, para solicitar a aposentadoria por idade é necessário levar RG, o número do CPF, todas as Carteiras de Trabalho, os carnês de contribuição para o INSS e todos os documentos que comprovem os pagamentos. Os segurados especiais ainda terão que apresentar documentos que comprovem sua condição, como contratos de arrendamento e outros. O agendamento de uma consulta para solicitar o benefício pode ser feito pelo site da Previdência Social.

 

Recomendados para você: