1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Seguro Desemprego quem tem direito?

O Seguro Desemprego é um direito trabalhista concedido a todos os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. No entanto, o seguro possui algumas regras e requisitos que devem ser cumpridos para receber o dinheiro, principalmente a partir da segunda ou terceira vez. A seguir, veja quem tem direito ao seguro desemprego.

Seguro Desemprego TEM

É preciso que todos os trabalhadores conheçam o seguro desemprego e suas regras, pois assim será muito mais fácil na hora de pedir o benefício. Além disso, é preciso sempre ficar de olho nas novidades, afinal pode acontecer das regras mudarem.

Seguro Desemprego Regras

As regras do seguro desemprego mudaram recentemente, tornando um pouco mais difícil solicitar o benefício. Quem deseja obtê-lo, por exemplo, precisa agora ter um tempo de carência de 12 meses para fazer a primeira solicitação, enquanto antigamente o solicitado era 6 meses.

Seguro Desemprego Regras

Seguro Desemprego Regras. Imagem:divulgação

Há regras também relacionadas com a quantidade de parcelas que o trabalhador receberá. Em sua primeira solicitação, o trabalhador deverá ter no mínimo 12 meses de trabalho para receber 4 parcelas e, se quiser receber 5 parcelas, no mínimo 24 meses de trabalho.

Algumas regras continuam valendo, como o fato do trabalhador ter sido despedido sem justa causa e de estar desempregado no momento da solicitação.

Seguro Desemprego online

O Ministério do Trabalho e Emprego, conhecido como MTE, criou um site online para facilitar a solicitação do seguro desemprego. O seguro desemprego online ainda permite que o próprio empregador envie o requerimento do benefício para o governo brasileiro, facilitando assim o pagamento do benefício ao ex-funcionário.

Seguro Desemprego agendamento

O pedido do Seguro Desemprego agora pode ser feito diretamente pela internet, diretamente no site disponibilizado pelo MTE. Assim que o trabalhador tiver toda a documentação necessária para o benefício, poderá acessar o site https://empregabrasil.mte.gov.br/ e se cadastrar. O trabalhador terá que informar vários dados pessoais e outras informações para que o cadastro seja concluído.

Seguro Desemprego agendamento

Seguro Desemprego agendamento. Imagem:divulgação

Com o cadastro confirmado, o trabalhador poderá clicar na opção “Solicitar Seguro Desemprego”. Será preciso preencher um formulário e seguir o passo a passo do site. Dessa forma você não estará fazendo o agendamento, mas sim já solicitando o seu benefício.

Seguro Desemprego quem tem direito?

Para ter direito ao seguro desemprego, em todos os casos, o trabalhador precisa ter sido despedido sem justa causa. Se estiver solicitando pela primeira vez, o trabalhador deve comprovar no mínimo 12 meses de trabalho. Na segunda solicitação, o trabalhador deve comprovar no mínimo 9 meses de trabalho e, se estiver solicitando pela terceira vez, terá que comprovar no mínimo 6 meses de trabalho.

Seguro Desemprego calculo

É possível encontrar calculadoras online do seguro desemprego, o que ajuda o trabalhador a ter uma noção de quanto receberá ao total e em cada parcela.

Seguro Desemprego calculo

Seguro Desemprego calculo. Imagem:divulgação

Pelo site http://www.calculador.com.br/calculo/seguro-desemprego, por exemplo, basta informar se é a primeira, segunda ou terceira vez que solicita, o seu antepenúltimo, penúltimo e último salário, assim como a quantidade de meses que trabalhou nos últimos 36 meses. O site fará o cálculo para você.

Seguro Desemprego parcelas

O trabalhador poderá receber de 3 a 5 parcelas nas suas solicitações do seguro desemprego. Na primeira solicitação, se comprovar 12 meses de trabalho, receberá 4 parcelas, mas se comprovar 24 meses ou mais, receberá 5 parcelas.

Na segunda solicitação se comprovar 9 meses, receberá 3 parcelas. Se comprovar 12 meses, receberá 4 parcelas e se comprovar 24 meses, receberá 5 parcelas. Para receber 3 parcelas na terceira solicitação, será preciso comprovar 6 meses de trabalho. Para 4 parcelas, 12 meses de trabalho e para 5 parcelas, 24 meses de trabalho.

Seguro Desemprego 2018

Solicite o seguro desemprego pela internet com mais facilidade logo que for despedido, assim você não passará por nenhum sufoco.

Recomendados para você: