1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Tabela do fator Previdenicário

O fator previdenciário é uma fórmula utilizada para calcular as aposentadorias por tempo de contribuição e por idade. Ela leva em consideração quatro elementos, como a alíquota de contribuição, a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de vida da pessoa. Em 2015, ocorreram algumas alterações e o fator previdenciário, por enquanto, varia progressivamente com a expectativa de vida das pessoas.

Como funciona o fator previdenciário

Quem deseja dar entrada na aposentadoria pela previdência social, por tempo de contribuição, pode escolher abrir mão do fator previdenciário e definir pela fórmula “85/95”, que acrescentará um ponto a cada período estipulado, a partir de 2017. Essa fórmula significa que a pessoa se aposentará somando a idade e tempo de contribuição, totalizando 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. Sendo que o tempo mínimo de contribuição deve ser de 30 anos para elas e 35 para eles.

previdencia

Tabela do fator Previdenciário. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Aposentadoria por invalidez 

Como funciona a tabela do fator previdenciário

Agora na nova fórmula, o cálculo da aposentadoria varia com a expectativa de vida da população brasileira, que aumenta a cada ano. As somas da idade e o tempo de contribuição vão sendo acrescidas de um ponto em diferentes períodos, tendo uma pontuação mínima a cada ano.

Em 1° de janeiro de 2017, a fórmula da soma da idade com o tempo de contribuição será de 86 anos para mulheres e 96 para homens. Em janeiro de 2019, 87 para elas e 97 para eles; em janeiro de 2020, 88 e 98; em janeiro de 2021, 89 e 99; e em janeiro de 2022, 90 para mulheres e 100 para homens.

Previdência Social

Previdência Social. Imagem:divulgação

Isso significa que se em 2017 uma mulher com 30 anos de contribuição mais 55 anos de idade quiser se aposentar precisará de um ponto a mais para se aposentar, seja em idade ou em tempo de contribuição.

Acesse e saiba mais informações: Calculo da Aposentadoria

Como fazer a consulta da tabela

É possível consultar a tabela no próprio site da Previdência Social ou agendar uma consulta. O agendamento INSS pode ser feito de duas maneiras: pelo telefone, na Central de Atendimento 135, de segunda à sábado, de 07 horas às 22 horas, do horário de Brasília; ou pelo site da Previdência Social no link http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view, para pessoas físicas. Já os representantes de entidades conveniadas devem agendar o horário de seus funcionários somente pelo site do INSS.

Consulta Benefícios Concedidos

Consulta Benefícios Concedidos. Imagem:divulgação

Quem solicitar o benefício antes do tempo, o fator previdenciário de 1999 vai ajudar a diminuir o valor da aposentadoria para as mulheres que não atingirem 60 anos e homens que não atingirem 65 anos. Algumas profissões possuirão um tempo diferente para a soma das pontuações extras com professores da educação infantil e do ensino fundamental e médio, que terão o bônus de cinco anos no seu acréscimo.

Recomendados para você: