1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (893 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Veja como Funciona as Perícias do Inss ?

A perícia médica deve ser feita por qualquer pessoa que deseja se aposentar por invalidez ou receber o auxílio-doença. Ela faz parte do processo para receber o benefício e é importantíssima para comprovar a invalidez do contribuinte, seja ela permanente ou passageira.

As perícias são feitas pelos médicos peritos do INSS e com os resultados é possível avaliar a condição do indivíduo. Se o médico relatar a invalidez, é mais um passo à frente para o recebimento do benefício.

Peritos do INSS podem não ser os únicos a avaliar

No início desse ano a presidente Dilma Rousseff assinou um decreto que estabelecia o uso de atestados de médicos do SUS e da rede privada, tirando a exclusividade dos peritos do INSS. O novo decreto permite que os indivíduos sejam avaliados por outros médicos que também poderão fornecer o atestado de invalidez.

O novo decreto também estabeleceu novas regras para quem deseja prorrogar os benefícios e para quem deseja voltar a trabalhar antes do prazo concedido. Mesmo com essa mudança o INSS ainda pode chamar o indivíduo para uma perícia com o médico do órgão; vale ressaltar ainda que essa mudança não está completamente em vigor. Mas fique atento, o INSS não passara a aceitar atestados de qualquer médico, apenas nos casos de convênios.

Como Funciona a Perícia do INSS

A perícia do INSS pode ser agendada pelo site da Previdência Social. No dia marcado, o indivíduo deverá comparecer ao local na hora determinada para passar pela perícia. Um médico especializado do INSS irá examinar o contribuinte e, se necessário, solicitar exames para comprovar sua invalidez. Após a avaliação, o médico fica responsável por conceder o atestado que comprove a situação do contribuinte para que este possa receber o seu benefício.

Como Agendar Perícias no INSS

As perícias podem ser facilmente agendadas através do site da Previdência Social: http://www.previdencia.gov.br/.  No site, o contribuinte deverá procurar pela área de Serviços ao Cidadão e depois selecionar “Agendamento”. Nessa página, o contribuinte deverá clicar em “Novo Pedido”, logo após de Benefício por Incapacidade.

Na página seguinte é necessário digitar todas as informações solicitadas para que o agendamento possa ser feito. Após o fim do preenchimento das informações, você estará com a sua consulta agendada e poderá comparecer no dia marcado. O agendamento também pode ser feito através da página do benefício Auxílio-Doença.

Como Agendar Perícias no INSS

Como Agendar Perícias no INSS. Imagem:Divulgação

Consultando o Resultado da sua Perícia do INSS

Você também pode consultar o resultado da sua perícia médica através da internet, no próprio site da Previdência Social. Você só precisa acessar a página dos serviços concedidos pelo INSS e clicar em “Consulta de situação de benefício”.

Informando o número do seu benefício, seu nome completo e data de nascimento, será possível ver como anda a sua solicitação e também o resultado da perícia médica.

A consulta de situação de benefício também pode ser feita pela Central de Atendimento no 135 das 7h às 22h, ou em uma agência da Previdência Social que funciona diariamente.