1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Veja qual é Melhor Aposentadoria por Tempo de Contribuição ou Idade

Dentre as diversas aposentadorias oferecidas pela Previdência Social, as que se destacam é a aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade.

Ambas são bem parecidas e possuem critérios que se aproximam; elas são simples e as mais antigas que existem no sistema da Previdência. A maioria das pessoas escolha entre uma delas pela facilidade e benefícios que elas oferecem. Mas qual será a melhor?

Requisitos – Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Esse tipo de aposentadoria pode ser solicitado por qualquer trabalhador que tiver 35 anos, no caso dos homens, e 30 anos no caso das mulheres. Nessa categoria ainda é possível escolher se aposentar entre uma das três regras vigentes: regra 85/95 progressiva, regra com 30/35 anos de contribuição e regra proporcional.

Na primeira regra não existe idade mínima, o único requisito é que a soma da idade do contribuinte com os meses contribuídos dê 85 para os homens e 95 para as mulheres. Além disso, é necessário comprovar que trabalhou 180 meses.

Na segunda regra também não é exigida uma idade, apenas que o tempo de contribuição para os homens seja de 35 anos e para as mulheres de 30 anos. Na regra proporcional é necessário ter 48 anos no caso das mulheres e 53 anos no caso dos homens. Nesse caso, as mulheres têm que ter 25 anos de contribuição + adicional e os homens 30 anos de contribuição + adicional.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Como Solicitar Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Para solicitar a sua aposentadoria por tempo de contribuição, independente da regra que você escolheu, é necessário ter em mãos alguns documentos importantes. Os documentos necessários são RG, número do CPF, Carteira de Trabalho, Carnês de Contribuição para a Previdência e outros documentos que comprovem os pagamentos.

É necessário fazer um agendamento de consulta pelo site da Previdência em uma agência próxima de você.

Requisitos – Aposentadoria por Idade

A aposentadoria por idade pode ser solicitada por qualquer trabalhador que comprovar 180 meses de trabalho. Ainda é necessário preencher outros requisitos como ter 65 anos no caso dos homens e 60 anos no caso das mulheres. Nessa categoria se encaixam os segurados especiais, como agricultores, pescadores artesanais e indígenas. Para eles, a idade mínima é de 55 anos no caso das mulheres e 60 anos no caso dos homens.

Além dos requisitos já falados, o segurado que deseja solicitar esse benefício deve estar realizando seu trabalho na devida condição.

Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por Idade

Como Solicitar Aposentadoria por Idade

O método para a solicitação dessa aposentadoria é bem parecido com o anterior. O segurado precisa levar o seu RG ou qualquer outro documento de identificação com foto, número do CPF, Carteira de Trabalho, Carnês de Contribuição e qualquer outro documento que comprove os pagamentos realizados.

A diferença é para os segurados especiais que além de apresentar os documentos acima, devem comprovar sua situação com documentos como declarações de sindicatos, contratos de arrendamentos e outros documentos. A melhor aposentadoria é aquela que se encaixa no seu perfil.

 

Recomendados para você: