1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

5 Dicas Para Conseguir Uma Aposentadoria Especial

A aposentadoria especial é um benefício da Previdência que pode ser solicitado por trabalhadores que foram expostos a agentes nocivos e perigosos durante sua vida laboral. O tempo de contribuição necessário para essa aposentadoria pode variar de 15, 20 ou 25 anos, dependendo do local de trabalho.

Diversas profissões estão aptas a solicitar a aposentadoria especial como engenheiros, médicos, enfermeiros, mineradores, eletricistas, metalúrgicos, entre outros. Caso você queira saber mais sobre a aposentadoria, veja a seguir 5 dicas para consegui-la.

5 Dicas Para Conseguir Uma Aposentadoria Especial

Aposentadoria Especial. Imagem: divulgação

1 – Reúna o máximo de provas possível

Para conseguir a aposentadoria especial é preciso comprovar ao INSS que você realmente trabalhou pelo tempo determinado sob condições perigosas e exposto a agentes nocivos. Para isso você pode solicitar uma declaração da empresa na qual trabalhou.

Essa declaração deverá informar o período trabalhado e também quais foram os agentes nocivos aos quais o trabalhador foi exposto.

Além disso, retire a cada seis meses o seu Extrato de Contribuições, pois nele há os registros das contribuições feitas pelo seu empregador, podendo ser mais uma forma de comprovar o período trabalhado.

Todas essas provas são essenciais e se você preferir, pode entrega-las a um advogado previdenciário para que ele lhe represente.

2 – Procure ajuda profissional

Por falar em advogado previdenciário, pode ser muito bom ir em busca da ajuda de um profissional no assunto, pois a aposentadoria especial tende a ser uma das mais complexas.

O especialista poderá lhe ajudar a sanar dúvidas, além de criar o melhor caminho para que você consiga receber a sua aposentadoria. Ele pode te auxiliar durante o processo com o INSS, assim como atuar como o seu representante.

3 – Dê entrada no pedido no INSS

Você mesmo pode dar entrada no pedido da aposentadoria especial, mas também pode deixar que o seu advogado faça isso. É possível agendar, no site da Previdência, um atendimento na unidade da sua cidade para que seja realizado o pedido.

Você deve comparecer no local com todos seus documentos pessoais, além dos documentos que são necessários para comprovar o tempo de trabalho e as condições perigosas. No site do INSS eles informam quais são esses documentos para que você possa correr atrás e apresentar todos eles. O pedido será analisado e você deverá aguardar a resposta da empresa.

4 – Para contribuintes individuais

Contribuintes individuais também podem ter direito a aposentadoria especial, mas essa é uma parte ainda mais complexa. De acordo com alguns requisitos do INSS, só podem pedir aqueles contribuintes que forem afiliados de alguma empresa.

Entretanto, de acordo com outro artigo da lei, os contribuintes individuais têm direito como todos os outros, desde que apresente os documentos comprobatórios. Em todos os casos, é indicado entrar na justiça para garantir a aposentadoria especial.

5 – Caso o INSS recuse o pedido

Caso o INSS recuse o seu pedido de aposentadoria especial, você deve dar entrada em uma ação judicial. Se você ganhar, o INSS pode recorrer, mas há grandes chances que a aposentadoria seja concedida rapidamente.

Recomendados para você: