1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Agendamento de Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho é um dos documentos mais importantes da vida de qualquer trabalhador. É nela que ficam registradas todas as informações a respeito de empregos, período em que ficou naquele cargo e empresa, além de questões como salários e outros benefícios que é de direito dos brasileiros que estão no mercado com carteira assinada.

Se você ainda não possui a sua ou até mesmo perdeu a antiga, saiba como tirar a Carteira de Trabalho através de um simples agendamento no site do Poupatempo. Condira mais informações.

Agendamento de Carteira de Trabalho

Agendamento de Carteira de Trabalho

Agendamento da CTPS

 A Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CTPS, pode ser feita de duas maneiras. A primeira dela é no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de sua cidade. Primeiramente, é necessário acessar o portal oficial para saber se a sua cidade necessita ou não agendamento. Caso ela não se encontre na lista, basta ir até o local e solicitar a sua Carteira de Trabalho.

Caso ela esteja na lista, informe no mesmo link acima o seu Estado, Município, Tipo de Atendimento (no caso, Carteira de Trabalho) e também o código de segurança. A partir daí, o sistema oferecerá uma data e horário que mais se encaixa no seu dia a dia pra você tirar o seu documento.

Agendamento online

 Além do Ministério do Trabalho e Emprego, você também pode solicitar a sua Carteira de Trabalho através do Poupatempo, caso resida no estado de São Paulo. Entre no portal oficial, vá na aba “Guia de Serviços”, “Carteira de Trabalho” e selecione a sua região. Algumas não necessitam de agendamento.

Caso resida em uma cidade que solicite o agendamento, basta se cadastrar no portal Poupatempo, caso já tenha cadastro, informar Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha, solicitando o posto de atendimento, dia e horário que deseja comparecer. Depois, chegue com 15 minutos de antecedência na unidade de sua cidade com os documentos em mãos.

A Carteira de Trabalho é preenchida na hora por um atendente do Poupatempo e entregue para você no mesmo dia, sendo que o atendimento, em grande parte dos casos, chega a no máximo 15 minutos, por isso é importante o agendamento.

Documentos necessários para o agendamento da carteira de trabalho

 Para o agendamento da Carteira de Trabalho, é necessário ter alguns documentos em mãos e também levá-los no dia agendado. São eles um documento com foto atualizado e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso o agendamento seja para a segunda via por mau estado de conservação, é necessário levar a Carteira de Trabalho antiga. Agora, se for por furto, perda ou roubo, é necessário levar o Boletim de Ocorrência e apresentar ao atendente.

Caso a sua Carteira de Trabalho já estivesse preenchida nesta última opção, você precisa levar também o extrato do PIS/PASEP para que as informações não fiquem perdidas. Lembrando que se for a primeira via, são necessários apenas os dois primeiros documentos.

 Duração do agendamento da Carteira

Todo o processo da retirada da Carteira de Trabalho, seja no Poupatempo ou no Ministério do Trabalho e Emprego não costuma demorar. Claro que isso vai depender também do número de atendimentos agendados para o dia, mas eles costumam ser bem distribuídos. O atendimento dura de 15 a 20 minutos se não aparecer nenhum tipo de problema. O serviço ainda é gratuito.

mudanças trabalhistas

mudanças trabalhistas

Não deixe de ter todos os seus documentos atualizados, inclusive a Carteira de Trabalho, que é muito importante para a sua vida enquanto trabalhador, para que você tenha todos os seus direitos assegurados e informações completas sobre todo o tempo que vem trabalhando. Para qualquer dúvida, basta entrar em contato com algum dos órgãos responsáveis de sua cidade ou acessar os sites informações acima.

Recomendados para você: