1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Após homologação quando sacar o FGTS?

Se você é trabalhador doméstico, formal no regime CLT, rural ou até mesmo um atleta profissional, tem direito a receber o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Esse benefício trabalhista é recolhido pelo empregador durante o contrato de trabalho e depositado em uma conta no nome do funcionário na Caixa. Quando esse funcionário é demitido, de acordo com as circunstâncias que levaram ao ocorrido, ele pode sacar o FGTS.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas relacionadas à homologação do contrato de trabalho e o saque do benefício. Por isso, veja a seguir, após homologação quando sacar o FGTS.

Após homologação quando sacar o FGTS?

Em média as empresas permitem que o trabalhador saque o seu FGTS cinco dias após a homologação. Esse é o prazo médio, tendo em vista que em determinados casos a empresa pode dar um tempo maior de espera.

Na maioria dos casos o funcionário deve efetuar a sua homologação no sindicato da categoria ou no órgão gestor da mão-de-obra a qual está vinculado. Em último caso a homologação é feita na própria Caixa Econômica Federal.

Onde Sacar FGTS

Onde Sacar FGTS

Posso sacar o FGTS no mesmo dia da homologação?

Não, o saque do FGTS deve ser feito de acordo com o prazo estipulado pela empresa. Após a demissão, o empregado deve receber do seu patrão um documento que fornecerá a chave de acesso ao benefício, além da data em que o mesmo poderá ser sacado.

Muitas dessas informações vêm no próprio Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, portanto procure em seu documento e veja se ele contém as informações mencionadas. Dessa forma você poderá ver o prazo estipulado pela empresa para que você possa sacar o FGTS após a homologação.

Após a homologação quanto tempo demora para sacar o FGTS?

Como já falamos, o prazo médio para saque do FGTS é a partir de 5 dias após a homologação. Em determinados casos a empresa pode fornecer um tempo de espera maior, informando ao funcionário que ele só poderá efetuar o saque após 20 dias da homologação.

Para ter direito ao saque o trabalhador deve ir até a Caixa Econômica Federal, depois de efetuar a homologação, com vários documentos em mãos.

Prazo sacar FGTS após demissão?

Após a demissão o empregador deve enviar à Caixa Econômica Federal a informação do desligamento do funcionário. Esse procedimento é feito por meio da Conectividade Social.

 

No caso de trabalhadores domésticos, aqueles que demitirem o funcionário após a funcionalidade do desligamento do eSocial, deve emitir o DAE do FGTS e conceder uma cópia ao funcionário.

Com essa cópia e demais documentos, o empregado deve ir até a CAIXA para ter direito ao saque do seu benefício.

Quantos dias demora para cair o FGTS na conta?

O FGTS pode ser sacado através do seu Cartão Cidadão ou por meio do cartão vinculado a sua conta na CAIXA. O saque pode ser feito nas lotéricas, agências, Correspondentes Caixa Aqui e nas salas de autoatendimento do banco. Você pode consultar se o dinheiro caiu na conta por meio do sistema online da CAIXA.

 

Recomendados para você: