1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,33 de 5)
Loading...

Aposentadoria Especial Insalubridade

A aposentadoria especial por insalubridade é um direito que todos os segurados da Previdência Social têm direito. É chamada aposentadoria especial aquela que apresenta vantagens aos profissionais que trabalham em situações insalubres e de risco, seja por falta de equipamentos adequados ou por locais com agentes nocivos para a saúde.

Muitos trabalhadores de diferentes áreas podem se aposentar de forma especial, mas nem sabem disso, por falta de informação. A seguir, daremos todos os detalhes sobre a aposentadoria e como consegui-la.

Aposentadoria Especial Insalubridade

Aposentadoria Especial Insalubridade

Veja quem tem direito à aposentadoria especial

Pode solicitar a aposentadoria especial por insalubridade aquele trabalhador que exerceu sua atividade durante a sua vida em um local úmido, sujo, em más condições, com agentes nocivos e sem os devidos equipamentos para se proteger e garantir uma boa saúde. A lei estabelece que para ganhar o benefício, o trabalhador deve ter exercido a função no local insalubre de forma permanente, durante o período de carência exigido, que pode ser de 15, 20 ou 25 anos.

Caso você preencha os requisitos, ainda deverá comprovar que exerceu a atividade nessas situações por meio de documentos fornecidos pela empresa. Além da aposentadoria depois de um certo tempo, durante o período de trabalho o empregado tem direito à receber o adicional de insalubridade.

Como calcular a aposentadoria especial por insalubridade

O cálculo dessa aposentadoria tende a não ser muito complicado. Ele possui como base a média aritmética de 80% dos salários de contribuição do segurado que está solicitando o benefício, a partir de 1994. Vale ressaltar que para o cálculo são usados sempre os maiores salários. A renda mensal que o beneficiário irá receber será correspondente a 100% do salário de benefício.

Durante o tempo de serviço, caso o trabalhador solicite o adicional de insalubridade, deverá receber em cerca de 10% todo o mês. Esse cálculo já é um pouco mais difícil.

Requisitos para Aposentadoria Especial por Insalubridade

Para poder solicitar a aposentadoria o segurado precisa comprovar um determinado tempo de carência, além de ter trabalhado por um mínimo de tempo. O tempo de atividade necessário para ter direito ao benefício é de 25 anos, sendo que não é possível somar o tempo comum com o especial. A boa notícia é que não existe uma idade mínima exigida, o tempo de 25 anos é válido tanto para mulheres quanto para homens.

Previdência Social

Previdência Social

Para essa aposentadoria também é solicitado um tipo de carência, ou seja, um tempo mínimo de contribuições para o INSS, para que você possa receber o benefício. Na aposentadoria especial, o tempo mínimo é 180 meses de contribuição. Em caso de agentes mais agressivos, o INSS possibilita que o segurado se aposente com menos tempo de contribuição.

Como solicitar a aposentadoria especial

Se você deseja solicitar deve, primeiro, organizar todos os documentos necessários. No site da Previdência Social há uma lista com todos os documentos e formulários exigidos para comprovar a situação insalubre. Quando estiver com tudo em mãos, se dirija até um posto de atendimento do INSS e faça a solicitação do benefício.

 

Recomendados para você: