1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Aposentadoria Integral INSS

Quando se pensa em aposentadoria muitas são as dúvidas e os questionamentos.

Nos últimos meses tem se falado e discutido a respeito dessa temática mais do que em outros momentos no país, tendo em vista a polêmica em torno da proposta da Reforma na Previdência, que irá influenciar diretamente na aposentadoria de muitos trabalhadores e trabalhadoras do país.

Você sabe quais são as regras atuais e o que mudaria se a reforma da previdência proposta pelo atual Governo de Michel Temer for aprovada?

Aposentadoria Integral INSS

Aposentadoria Integral INSS

Reforma da Previdência: por quê? 

Segundo estudos da FGV – Fundação Getúlio Vargas, o crescimento do déficit nas contas da previdência social no Brasil crescem de forma cada vez mais rápida nos últimos anos. Vide os dados: em 2013, o déficit era de 0,9% do PIB – Produto Interno Bruto, sendo que em 2016 passou a ser 2,4% do PIB, ou seja, 149 bilhões de reais.

Além disso, outra justificativa utilizada pelo Governo para a reforma é o envelhecimento da população brasileira, já que o país está, aos poucos, se tornando uma nação de idosos e não mais de jovens. A perspectiva é de um cenário em que teremos muitos trabalhadores inativos sendo amparados por poucos trabalhadores ativos. Cada vez mais nascem menos pessoas, ou seja, nas próximas décadas haverá menos contribuintes para cada idoso aposentado.

No Brasil, atualmente, a média de idade com que as pessoas se aposentam é de 58 anos.

Aposentadoria novas regras

As medidas apresentadas pelo Governo e que devem ainda ser aprovadas pelo Congresso Nacional para serem efetivadas dizem respeito a:

  • Idade mínima para se aposentar: hoje, no Brasil, não há uma idade mínima para se aposentar, existe sim aposentaria por idade, que é de no mínimo 65 anos para homens e de 60 anos para mulheres, desde que tenham contribuído por pelo menos 15 anos para a previdência social. O que poderá mudar, nesse caso, é a imposição de uma idade mínima, tanto para homens com para mulheres de 65 anos. A proposta do governo é que se for adotada essa nova regra, haverá um impacto na diminuição do déficit.
  • Tempo mínimo de contribuição: outra mudança que está sendo apresentada é aumento do tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos, tanto para homens como para mulheres.
  • Aposentadoria integral: a reforma da previdência inclui a previsão de que o aposentado receberá o equivalente a 51% do benefício a que tem direito mais um ponto percentual ao ano de contribuição. Em outras palavras, como o tempo mínimo de contribuição, se for aprovada a reforma, passa a ser de 25 anos, uma pessoa aposentada recebe num primeiro momento 76% do benefício, sendo que essa porcentagem aumenta um ponto a cada ano, ou seja, para chegar a 100% (aposentadoria integral) é preciso ter 49 anos de contribuição.

E para quem valem as novas regras?

As novas regras, se aprovadas, valem para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos. Se aprovada a reforma da previdência, são esses que ficam totalmente sujeitos às novas condições para se aposentar no Brasil.

Aposentadoria Integral INSS

Aposentadoria Integral INSS

Aposentadoria cálculo e INSS

No Portal SIBE – Sistema Integrado de Benefício, que pertence ao Ministério da Previdência social é possível fazer uma simulação de sua aposentadoria.

A proposta do portal é simular o cálculo por tempo de contribuição de cada trabalhador. Para realizar a simulação é preciso inserir os períodos de vínculos ou de contribuições junto à Previdência Social. Será calculado o tempo de contribuição comum, considerando a data inicial e a data final dos períodos informados.

Acesse e saiba a sua situação na Previdência Social:

https://www5.dataprev.gov.br/PortalSibeInternet/pages/compdir/principalsimuladormanual.xhtml#sibe

Além disso, é o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social o responsável por orientar o trabalhador sobre qual o melhor tipo de aposentadoria para cada caso, no momento da solicitação.

Informe-se bem e garanta a sua aposentadoria!

 

 

 

 

 

Recomendados para você: