1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Aposentadoria Rural: Idade Mínima de 60 Anos Para Homens e Mulheres

A Aposentadoria Rural também vai passar por mudanças com a Reforma da Previdência. A idade mínima para a aposentadoria rural é de 60 anos para homens e para as mulheres.

Porém o governo quer que tenha mudança dessa idade passando de 65 para 70 anos permitindo que idosos de baixa renda possam receber um benefício assistencial que seja de um salário mínimo.

Quer entender melhor a matéria sobre aposentadoria rural, então leia o artigo até o final.

Idade para Aposentadoria Rural

Aposentadoria Rural. Imagem: divulgação

O Governo prevê que homens e mulheres tenham a mesma idade para se aposentar, que é de 60 anos. Atualmente as mulheres que trabalham no campo podem pedir aposentadoria aos 55 anos de idade e os homens aos 60 anos de idade. O tempo mínimo de contribuição passa de 15 para 20 anos.

Os idosos de baixa renda também deverão passar por mudanças na idade, ou seja, eles receberão o BPC, o benefício assistencial referente a um salário mínimo, que antes era aos 65 anos, passará para os 75 anos de idade. Porém haverá uma compensação a partir dos 60 anos, os idosos que possuem uma renda de ¼ de salário mínimo passarão a receber um benefício no valor de R$ 400,00.

Os portadores de deficiência continuarão recebendo um salário mínimo sem limite de idade, portanto não haverá mudanças para eles.

Pensão por Morte

Pensão por Morte. Imagem: divulgação

A pensão por morte vai sofrer mudanças, poderá ser pago valor inferior a um salário mínimo. Através da nova proposta da aposentadoria rural as novas pensões tanto para viúvas, quanto para viúvos vai ser de 60% do benefício acrescido de mais 10% por dependente, como filhos, por exemplo. As pensões que já foram concedidas permanecerão como estão.

As pensões e aposentadoria poderão ser acumuladas, ou seja, o beneficiário irá receber o valor mais alto de forma integral sofrendo descontos em outros benefícios.

É importante ficar atento às notícias sobre as reformas da previdência e aposentadoria rural, para que todos fiquem cientes dos seus direitos que entrarão em vigor assim que a lei estiver valendo.

Vale lembrar que especulações terão muitas, mas procure pelas informações verdadeiras, pois todos têm dúvidas ainda, até que todos os pontos se esclareçam é preciso continuar contribuindo de forma correta para ter seus direitos preservados dentro da lei. Não deixe de contribuir de forma correta para poder ter direito ao benefício quando chegar no tempo de se aposentar.

Recomendados para você: