1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (631 votos, média: 0,02 de 5)
Loading...

Carta de Concessão Inss Salário Maternidade

A carta de concessão é um documento muito importante para todos os segurados da Previdência que solicitaram receber o benefício, seja aposentadoria, auxílio-doença ou salário maternidade. Ao solicitar o benefício, o pedido fica como um processo na Previdência e passa por diversas etapas antes de ser aprovado ou recusado.

Para que saia tudo bem, o segurado deve apresentar todos os documentos que comprovem sua contribuição durante todos os anos, além de documentos pessoais. Veja a seguir como obter a carta de concessão do INSS.

Previdência Social

Previdência Social

Carta de Concessão do INSS

O objetivo da carta de concessão do INSS é informar ao cidadão que o seu benefício foi concedido e que ele passará a recebe-lo no próximo mês. Além disso, ele também informa ao segurado a forma de cálculo do valor do seu benefício que foi usada e mostra qual banco irá realizar o pagamento.

É recebido por todos os cidadãos que realizaram o pedido de um benefício e o mesmo foi concedido, em até 30 dias.

Carta de concessão salario maternidade

Ao solicitar o salário maternidade a segurada deve apresentar todos os documentos que comprovem sua contribuição para o órgão. O benefício deve ser solicitado um mês antes do nascimento do bebê para que seja concedido a tempo. No site da Previdência você encontra todos os requisitos necessários e formas de solicitar o benefício.

Caso queria pedir a carta de concessão, também é possível, mas apenas se já passou mais de 30 dias que o benefício foi concedido. Caso contrário, você deverá esperar a carta de concessão chegar em sua casa.

Carta de concessão salario maternidade

A aposentadoria por invalidez também garante uma carta de concessão aos segurados que tiverem o pedido concedido. Assim como no caso anterior, o segurado deverá esperar até 30 dias após a concessão do benefício para receber a carta. Caso, após esse período, ela não chegue, poderá solicitá-la pela internet, no site http://www.previdencia.gov.br/.

No site da Previdência, deverá selecionar a opção “Serviços ao Cidadão” e, depois, “Carta de Concessão e Memória de Cálculo”. Na página seguinte, selecione a opção de solicitar a carta e preencha os campos com seus dados.

Carta do INSS auxilio doença não chegou

Como nós dissemos, todo tipo de benefício garante uma carta de concessão, até mesmo o auxílio doença. Caso o benefício tenha sido concedido, mas você não tenha recebido a carta, faça o passo a passo descrito acima para pedir a carta.

Se mesmo assim ela não chegar, se dirija até a unidade mais próxima da Previdência com todos os documentos em mão.

Benefício concedido quanto tempo para receber

Após verificar se o seu pedido foi concedido, é preciso esperar de 20 a 30 dias para receber a carta de concessão. Por isso, antes desse período, não é recomendado realizar a solicitação da carta pela internet.

A solicitação da carta deve acontecer apenas após 30 dias de espera, através da internet, pelo fornecimento de dados no site da Previdência Social.

INSS situação do benefício

Você também pode descobrir pela internet se o seu benefício foi concedido ou em que parte ele está. Para isso, no site da Previdência, você deve selecionar a opção “Consulta de Situação de Benefício”. Logo depois, clique para acompanhar o pedido, informe os seus dados e veja como anda o processo. Caso ele tenha sido aprovado, você poderá esperar pela carta de concessão.

 

Recomendados para você: