1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Cartão Cidadão como fazer?

Dentre os tantos benefícios e facilidades que o Governo procura ofertar para a população brasileira está o Cartão Cidadão, criado em parceria com a Caixa Econômica Federal. Ele foi feito com a intenção de facilitar o acesso a alguns serviços, além de benefícios sociais e trabalhistas. Ainda não tem o seu e quer saber como funciona? Confira abaixo as principais informações.

Cartão Cidadão como fazer?

Para solicitar o seu Cartão Cidadão é muito fácil. Você deve fazer o pedido em alguma agência da Caixa mais próxima de sua casa ou que já é cliente com o seu Número de Identificação Social (NIS) em mãos. O serviço também pode ser feito sem problemas pelo telefone através do número 0800-7260207.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão. Imagem:divulgação

Mas fique atento, pois só pode fazer o cartão quem tem FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial ou que esteja recebendo parcelas do seguro-desemprego. Se você se encaixa nesses requisitos, então, o Cartão Cidadão pode ser feito tranquilamente.

Cartão Cidadão 2 via

Caso você já tenha o seu Cartão Cidadão e, por algum motivo, o perdeu, saiba que existe a possibilidade de fazer a solicitação de uma segunda via. Para isso, basta fazer o mesmo procedimento para pedir o cartão feito a primeira vez e tenha em mãos, além do seu NIS, documentos como Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Acesse e saiba mais informações:

Cadastrar senha Cartão Cidadão pela internet

A senha do seu Cartão Cidadão é muito importante e seu cadastro não pode ser pela internet, mas também é um procedimento bem básico. Seja para cadastras ou recadastrar, basta ir em uma agência da Caixa, pelo telefone informado acima ou em uma Casa Lotérica.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão. Imagem:divulgação

Independente da escolha, você só consegue ter acesso à senha depois de assinar o termo de responsabilidade encontrado no site oficial da Caixa Econômica Federal e também apresentar um documento que pode ser RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Funcional, Identidade Militar e Passaporte.

Desbloquear Cartão Cidadão

Para fazer o primeiro uso do seu Cartão Cidadão, você terá que desbloqueá-lo – procedimento comum para qualquer tipo de cartão. Para isso, você pode ir até uma agência ou ligar no número acima. Se preferir a segunda opção, disque o número e espere ouvir a opção “Desbloqueio do Cartão Cidadão”, confirme alguns dados e ele está pronto para ser usado.

Acesse e saiba mais informações:

Cartão Cidadão seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um direito de todo trabalhador com carteira assinada que foi mandado embora sem justa causa. Então, se você está passando por uma situação onde existe a necessidade de sacar o seu seguro-desemprego, pode fazer a utilização do seu Cartão Cidadão para isso. Você pode se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal no Autoatendimento, uma Casa Lotérica ou uma correspondente Caixa Aqui.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão. Imagem:divulgação

Claro que, para isso, você precisa conferir se tem o direito de fazer a retirada do dinheiro, qual o valor e outras informações. Para qualquer problema, tenha sempre em mãos um documento de identidade atualizado e também a sua Carteira de Trabalho. E, qualquer dúvida que surgir na hora da retirada do dinheiro, procure um atendente local que eles conseguirão ajudá-lo melhor.

Acesse e saiba mais informações:

Cartão Cidadão cancelado

Por fim, você também pode fazer o cancelamento do seu Cartão Cidadão a qualquer momento. O procedimento deve ser feito em uma agência da Caixa Econômica Federal ou pelo número 0800-7260207. Caso o seu cartão tenha sido cancelado por engano, todo o serviço deve ser feito pessoalmente mediante a apresentação de seu Cartão Cidadão e de um documento de identidade.

O Cartão Cidadão pode trazer muitas facilidades para a sua vida, então, não deixe de conferir melhor sobre ele e solicitar o seu! Para mais informações, acesse o site oficial da Caixa.

Recomendados para você: