1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (925 votos, média: 1,01 de 5)
Loading...

Com qual Idade a Mulher Pode se Aposentar?

A aposentadoria é um benefício do INSS para aquelas pessoas que já trabalharam durante o período de contribuição necessário para se aposentar. Os jovens que trabalham já podem começar a contribuir desde cedo para a Previdência Social, pois assim poderão se aposentar mais cedo e garantir o seu benefício. Esse benefício é dado para aquelas pessoas que enquanto trabalham contribuem para a Previdência um valor X todos os meses até atingir a soma da idade e os anos de contribuição necessários para obter o benefício.

Qualquer um pode contribuir e se aposentar, respeitando todas as regras por tempo de contribuição e idade. Em 2015 novas regras entraram em vigor e deixaram muitas pessoas em dúvida sobre sua aposentadoria, hoje nós vamos esclarecer tudo sobre a aposentadoria feminina.

consulta inss

Com qual Idade a Mulher pode se Aposentar (Foto: Divulgação)

Aposentadoria Feminina por Tempo de Contribuição

Para se aposentar por tempo de contribuição a mulher deve contribuir 30 anos para a Previdência Social. Após esse período, ela pode se aposentar independente da sua idade. Na regra proporcional, a mulher deve ter no mínimo 48 anos, ter contribuído durante 25 para a Previdência e ter 180 meses trabalhados.

Nas novas regras impostas pela Previdência Social, o tempo de contribuição da mulher somado a sua idade deve chegar aos 85 anos. Veja bem, a mulher não vai se aposentar com 85 anos, mas a soma de sua idade e o tempo de contribuição devem dar esse número ou mais.

Novas Leis para as Mulheres se Aposentarem

Qualquer um pode se aposentar, mesmo aqueles que não cheguam aos pontos necessários. Para ter direito á aposentadoria a mulher deve ter 30 anos de contribuição. Essas novas leis que foram impostas é uma nova opção de cálculo, onde a pessoa receberá o benefício integral. Quem desejar se aposentar antes de completar os pontos, poderá, mas o valor do seu benefício irá diminuir. Com as novas regras, não existe idade mínima para se aposentar, a pessoa só precisa completar os pontos e concluir a carência que é de 180 meses trabalhados.

Essa nova regra não muda nada para quem já se aposentou, o Fator Previdenciário de antes continua valendo e ela é apenas uma opção de cálculo. Ao passar dos anos, os pontos que devem ser atingidos vão aumentar gradativamente até 2026.

Inss Aposentadoria. Imagem:Divulgação

Inss Aposentadoria. Imagem:Divulgação

Tabela das Novas Regras

Abaixo você confere uma tabela com os pontos necessários a cada ano para mulheres e homens.

Até 30 de Dezembro de 2018: 85 pontos para as mulheres; 95 pontos para os homens;

De 31 de Dezembro de 2018 á 30 de Dezembro de 2020: 86 pontos para as mulheres; 96 pontos para os homens;

De 31 de Dezembro de 2020 á 30 de Dezembro de 2022: 87 pontos para as mulheres; 97 pontos para os homens;

De 31 de Dezembro de 2022 á 30 de Dezembro de 2024: 88 pontos para as mulheres; 98 pontos para os homens;

De 31 de Dezembro de 2024 á 30 de Dezembro de 2026: 89 pontos para as mulheres; 99 pontos para os homens;

De 31 de Dezembro de 2026 em diante: 90 pontos para as mulheres; 100 pontos para os homens;

Documentos Necessários para a Aposentadoria Feminina

Para se aposentar você deve ir a uma agência do INSS com os seguintes documentos em mãos: documento de identificação válido com foto; CPF; Carteira de Trabalho; Carnês de contribuição e outros documentos que provem seus pagamentos ao INSS.

 

Recomendados para você: