1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como Calcular a Aposentadoria?

Desde novembro de 2015 está em vigor o novo cálculo para aposentadoria. De acordo com a nova regra, para ter direito a aposentadoria – sem a incidência do fator previdenciário -, a idade do contribuinte somada ao tempo de contribuição deverá ser de 85 pontos para mulheres e 95 pontos para homens. Mas, a partir de 2017, essa pontuação será progressiva, de acordo com a expectativa de vida da população, até atingir 90/100, em 2022.

O que Mudou com o Novo Cálculo para Aposentadoria

A partir de agora, existe um sistema de pontos, alternativo ao fator previdenciário, que combina a idade do beneficiário com o tempo de contribuição com a Previdência.

Acesse e saiba mais informações: Como Retirar o Extrato do INSS?

Novo Cálculo para Aposentadoria

Até dezembro de 2016, as mulheres vão poder se aposentar de forma integral quando a soma de sua idade com os anos de contribuição ao INSS for igual a 85. No caso dos homens, a soma deve ser igual a 95.

A partir de janeiro de 2017 o número de pontos necessários para a aposentadoria integral será elevado gradualmente até chegar a 90 para as mulheres e 100 para os homens.

Como Calcular a Aposentadoria?

Como Calcular a Aposentadoria?. Imagem:divulgação

A fórmula 85/95 significa que para o trabalhador se aposentar com 100% do benefício, a soma da idade e tempo de contribuição tem que ser 85, no caso das mulheres, e 95, no caso dos homens. O tempo mínimo de contribuição para elas é de 30 anos e, para eles, de 35 anos.

O fator previdenciário é o mecanismo que reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (nos casos de homens) ou 60 anos (mulheres). A fórmula, se baseia na idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social, expectativa de sobrevida do segurado e um multiplicador de 0,31.

Acesse e saiba mais informações: INSS e Previdência – Benefício e Aposentadoria

Aposentadoria INSS

A fórmula para calcular a aposentadoria será conforme a expectativa de vida da população – que, teoricamente, aumenta a cada ano. As somas de idade e de tempo de contribuição previstas serão acrescidas de um ponto. Confira abaixo uma tabela de como fica a pontuação mínima, em cada ano, para obter aposentadoria integral:

2015 e 2016 : 85 Idade + Tempo de Contribuição (mulher) 95 Idade + Tempo de Contribuição (homem)

2017 e 2018 : 86 Idade + Tempo de Contribuição (mulher) 96 Idade + Tempo de Contribuição (homem)

2019: 87 Idade + Tempo de Contribuição (mulher) 97 Idade + Tempo de Contribuição (homem)

Extrato Inss para Aposentadoria.

Extrato Inss para Aposentadoria.

2020: 88 Idade + Tempo de Contribuição (mulher) 98 Idade + Tempo de Contribuição (homem)

2021: 89 Idade + Tempo de Contribuição (mulher) 99 Idade + Tempo de Contribuição (homem)

2022: 90 Idade + Tempo de Contribuição (mulher) 100 Idade + Tempo de Contribuição (homem)

Acesse e saiba mais informações: Extrato INSS Previdenciário

Onde calcular

O site da Previdência Social disponibiliza uma página para o contribuinte calcular a sua renda mensal de aposentadoria, acesse: http://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/conrmi/conrmiInicio.xhtml e preencha os dados pedidos e no final da página clique em calcular renda mensal inicial.

Recomendados para você: