1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como funciona a isenção do iptu para aposentado

O IPTU é um imposto que toda a população deve pagar todos os anos referente ao local onde moram ou aos imóveis que possuem. O valor do IPTU varia de uma família para outra, levando em consideração a área total construída, a região onde se encontra o imóvel e outros fatores.

No entanto, em alguns casos esse valor é muito alto, o que leva as pessoas a solicitarem isenção do imposto. Essa isenção pode ser concedida principalmente para aposentados e pensionistas do INSS, se estes preencherem os requisitos. Quer ver como solicitar?

Como funciona a isenção do iptu para aposentado

Como funciona a isenção do iptu para aposentado

Isenção IPTU idoso RJ

A isenção do IPTU é uma grande ajuda para quem não tem condições de pagá-lo, seja pelo fato de receber somente para comer e pagar as contas. Nós sabemos que na terceira idade o gasto com remédios e até mesmo tratamentos pode ser alto, por isso que o governo de cada estado oferece a isenção do IPTU para os aposentados e pensionistas do INSS. Principalmente no estado de São Paulo essa isenção vem sendo realizada desde o século passado e aos poucos está chegando à outras regiões.

No Rio de Janeiro também é possível conseguir a isenção total ou parcial, mediante o preenchimento dos requisitos.

Quem tem direito a isenção IPTU

A isenção do IPTU é um benefício concedido também às famílias de baixa renda, mas essas, em alguns casos, pagam somente metade do IPTU ou um valor mínimo. Além dessa classe de pessoas, deficientes, aposentados e pensionistas do INSS também têm direito a solicitar a isenção do IPTU.

No entanto, sempre é preciso preencher requisitos ou se enquadrar nos critérios. Na maioria dos casos a solicitação da isenção é feita por meio de um requerimento online que deve ser entregue em um órgão do estado.

Isenção de IPTU para idosos

No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, os idosos devem atender aos seguintes requisitos: o aposentado deve ter, no mínimo, 60 anos, possuir uma renda mensal total de até dois salários mínimos, ser titular exclusivo de um único imóvel, usado como sua moradia, que deve ter área de até 80 m².

Já no estado de São Paulo, há outros requisitos, como você vê a seguir: ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia; não possuir outro imóvel no município; utilizar o imóvel como moradia; renda mensal total de até cinco salários mínimos; o imóvel deve fazer parte do patrimônio do beneficiário; e o valor venal do imóvel deve ser de até R$1.176.311,00.

Isenção de IPTU para deficientes

Os deficientes físicos que recebem benefício de um salário mínimo de qualquer instituto de previdência têm o direito de solicitar a isenção do IPTU na prefeitura de sua respectiva cidade, tendo que preencher este único requisito mencionado.

Como funciona a isenção do iptu para aposentado

Como funciona a isenção do iptu para aposentado

No entanto, deve-se apresentar documentos que comprovem a deficiência física. Tudo deve ser feito indo até a prefeitura ou até mesmo no site da mesma na internet.

Isenção do IPTU para aposentados do INSS

Os aposentados do INSS contam com inúmeros benefícios e agora podem até mesmo solicitar a isenção do IPTU. Lembrando que você deve fazer isso somente se for realmente necessário e se o valor for muito além do que você recebe.

Aproveite mais esse benefício e solicite a isenção hoje mesmo para que, no ano que vem, não tenha que arcar com o imposto.

 

Recomendados para você: