1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Fator Previdenciario. Entendo como ele Funciona

E foi sancionada uma nova lei pela presidente Dilma Rousseff aonde trás novas regras para o cálculo da aposentadoria. Essas novas regras consideram a soma da idade e o tempo de contribuição do segurado, a chamada regra 85/95 progressiva.

Se a pessoa chegar a essa soma de pontos vai receber a aposentadoria integral, e não terá aplicação do fator previdenciário.

Saiba mais acesse: Aposentadoria por Tempo de Contribuição – Saiba como Funciona

O que é o Fator Previdenciário?

O fator previdenciário trata-se de um elemento que determina o cálculo da renda das aposentadorias por tempo de contribuição e aposentadoria por idade; criado por lei no ano de 1999. Essa é uma fórmula matemática que tem como intuito a diminuição dos benefícios de quem se aposenta antes da idade mínima determinada pelo Governo, que é de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, e serve para incentivar o contribuinte a trabalhar mais anos antes de se aposentar. Quanto menor a idade da pessoa quando se aposenta, menos ele receberá como valor de benefício.

Saiba mais acesse: Aposentadoria Especial – Saiba como Fazer a Solicitação

índice previdenciário

índice previdenciário

Por que o Fator Previdenciário Existe?

O fator previdenciário começou a valer em 1999 para diminuir os gastos da Previdência Social, que atualmente ultrapassavam a sua arrecadação. De acordo com informações de um estudo feito pela Câmara dos Deputados, desde o ano 2000, ano em que o Fator Previdenciário passou a vigorar, até o final de 2011, o fator previdenciário fez com que os cofres públicos economizassem R$ 55 bilhões.

Saiba mais acesse: Como Encaminhar a Aposentadoria?

Como Funciona o Fator Previdenciário?

O Fator Previdenciário é formado por uma fórmula difícil de ser aplicada pelos leigos, que leva em consideração a idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social, expectativa de sobrevida do segurado e um multiplicador de 0,31.

Simulação de Aposentadoria

Quem tem dificuldade de calcular sozinho o Fator Previdenciário poderá fazer uma simulação. Para isso, clique aqui e você será direcionado para uma página da Previdência Social aonde é só preencher o NIT (PIS/PASEP/CICI) e em seguida basta colocar as letras que aparecem na página para que fique claro que não é um robô que está manipulando o sistema e sim uma pessoa. Após o preenchimento do campo basta dar um “Confirmar”.

Como Funciona a Nova Fórmula de Calculo da Aposentadoria?

A fórmula 85/95 quer dizer que o trabalhador poderá se aposentar, com 100% do valor que tem direito como benefício, quando a soma da idade e tempo de contribuição for 85, em caso de mulheres, e 95, quando o calculo é feito para os homens.

Saiba mais acesse: Saiba como Funciona a Aposentadoria Proporcional

A partir do dia 31 de dezembro de 2018, essa fórmula vai ter um acréscimo de um ponto a cada dois anos. A lei determina que esse aumento aconteça até o 31 de dezembro de 2026 quando a soma para as mulheres passará a ser de 90 pontos e para os homens, de 100 pontos. Para passar a valer essa fórmula o tempo mínimo de contribuição permanece de 30 anos para as mulheres e de 35 anos para os homens.

Documento Necessários para pedir Aposentadoria via INSS

  • Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico);
  • Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF (documento obrigatório).
índice previdenciário

índice previdenciário

Observação importante: O Ministério da Previdência Social possui um arquivo, chamado de Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), aonde computa os comprovantes de filiação à Previdência Social. Nesse anexo vai contar a relação de empregos que a pessoa já teve na vida, o tempo de serviço ou de contribuição e salários. Esse documento pode ser solicitado para dar entrada na aposentadoria.

Saiba mais acesse: Saiba mais sobre o plano de previdência do Banco do Brasil

Como Solicitar a Aposentadoria?

A entrar com pedido da aposentadoria por tempo de contribuição a pessoa precisa fazer um agendamento prévio por telefone, pelo número 135, ou por meio do portal da Previdência Social na Internet ou nas Agências da Previdência Social.

 

Recomendados para você: