1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é CNIS?

Para aqueles que não sabem o Cadastro Nacional de Informações Sociais, também conhecido com CNIS, é uma espécie de relatório que abriga todas as informações sobre a vida profissional de uma pessoa.

Por isso, neste artigo vamos explicar para o que serve o CNIS, como retirar o extrato CNIS pela internet, como consultar o CNIS pela Caixa, CNIS pelo CPF e Meu CNIS. Essas e muitas outras informações você pode conferir aqui.

O que é CNIS?

Para aqueles que não entendem muito bem do que se trata o CNIS, este é um sistema, criado em 1989, que guarda todas as informações trabalhistas e previdenciárias de todos os trabalhadores brasileiros.

CNIS

CNIS. Imagem:divulgação

O CNIS pode ser considerado um banco de dados é extremamente importante para o sistema da Previdência Social. Afinal, é através dos dados que são armazenados no CNIS que a previdência oferece inúmeros serviços aos cidadãos.

CNIS para que Serve?

O CNIS tem a função de armazenar todas as atividades registradas em carteira de trabalho. Ou seja, os registros do CNIS são comprovantes dos períodos de trabalho.

É através do CNIS que são consultadas informações previdenciárias como, por exemplo, remunerações, contribuição que comprove a filiação do trabalhador junto a Previdência Social. Por isso, é tão fundamental que o trabalhador retire um extrato do CNIS, a fim de confirmar se todas as suas atividades estão sendo registradas corretamente.

Acesse e saiba mais informações: CND INSS – Emissão de Certidão Negativa INSS

Extrato CNIS pela Internet

Hoje em dia, com a internet, ter acesso ao extrato do CNIS se tornou muito mais fácil. Esse serviço é oferecido através do portal Meu INSS.

 CNIS

CNIS. Imagem:diuvlgação

Esse sistema permite que você consiga retirar na hora um extrato. Ao decorrer deste artigo, vamos ensinar o passo a passo para retirar um extrato.

Extrato Previdenciário CNIS

Algumas pessoas chamam o CNIS de extrato previdenciário. Apesar disso, os dois são coisas diferentes. O CNIS é o cadastro que abriga diversas informações de cada trabalhador brasileiro, enquanto o extrato previdenciário é um documento que o trabalhador pode retirar para consultas e para usá-lo como comprovante.

Acesse saiba mais informações: Quando pode dar entrada no seguro desemprego

CNIS Caixa Consulta

Uma das formas de ter acesso ao extrato previdenciário é  realizando uma consulta diretamente a um caixa de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. Para isso, é necessário estar com o seu cartão cidadão e saber a senha cadastrada para o cartão.

CNIS pelo CPF

Para aqueles que não sabem qual é o seu número do CNIS, fiquem tranquilos pois, através do portal Meu CNIS o trabalhador consegue ter acesso ao extrato previdenciário com apenas o seu CPF e a senha que foi cadastrada no primeiro login.

 CNIS

CNIS. Imagem:divulgação

Se você, por algum motivo, não consegue se lembrar da sua senha, basta clicar no botão “redefinir senha”. Meu INSS é um sistema online que permite que os trabalhadores tenham acesso a todos os serviços oferecidos pela previdência social sem precisar sair de casa.

Para utilizar o serviço basta acessar o site oficial do MEU INSS. No lado esquerdo da página você vai encontrar um menu com todos os serviços disponíveis. Depois disso, basta escolher o que você precisa e preencher os campos conforme o que for solicitado.

CNIS PIS

O CNIS possui um canal exclusivo. Aqueles que estiverem acessando a plataforma pela primeira vez, vão precisar realizar um pequeno cadastro primeiro. Nas próximas vezes, basta acessar o site com o número do seu PIS e a senha que foi criada no seu primeiro acesso. Lembrando que o número do PIS pode ser facilmente encontrado na sua carteira de trabalho.

Acesse e saiba mais informações: Como Calcular 13 de Férias

CNIS Senha

É muito importante guardar bem a senha cadastrada para ter acesso ao CNIS, pois sem a mesma você não conseguirá acessar o portal oficial e nem ter acesso aos serviços.

Recomendados para você:

Tags: