1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

O que é Número do Benefício?

O número do benefício é usado pelos segurados e aposentados da Previdência Social para efetuarem consultas online, além de ser um número de grande importância que deve ser guardado e memorizado. Sem o número do benefício o segurado não consegue, por exemplo, consultar a situação do benefício, nem emitir o extrato de pagamentos ou qualquer outro documento disponibilizado pelo INSS que venha a precisar.

Veja a seguir o que é o número do benefício e como consegui-lo.

O que é número do benefício?

O número do benefício é uma sequência numérica criada e gerada para os segurados que dão entrada em um benefício no INSS. Esse número é gerado no momento da solicitação e deve ser entregue ao segurado pelo atendente, juntamente com o número do protocolo do pedido.

número do benefício

número do benefício. Imagem: divulgação

O número do benefício serve para identificar cada segurado, o seu pedido, o benefício que recebe e o valor. Ele é de extrema importância, por isso ao fazer a solicitação do seu benefício, confira nos documentos que lhes forem entregues, se consta o número. Se não constar, solicite-o ao atendente.

Consultar número benefício INSS pelo CPF

Você sabia que, caso perca, esqueça ou não receba o número do seu benefício, é possível descobri-lo em casa? Isso mesmo! A Previdência Social disponibiliza alguns meios para que o segurado possa ter acesso a algumas informações.

Um desses meios é o telefone: basta que você ligue para a Central de Atendimento no 135, fale com o atendente e informe o número correto do seu CPF.

Número benefício INSS cartão

Se você for receber o benefício pela Caixa Econômica e possuir o Cartão Cidadão, pode solicitar ao banco que o benefício seja depositado diretamente na mesma conta. Dessa forma, ao se dirigir até uma casa lotérica ou agência, usando o cartão e a senha cadastrada, pode solicitar o número do seu benefício.

Número benefício aposentadoria pelo CPF

Usando o CPF também é possível efetuar um agendamento, sem precisar informar o número de benefício. Através do agendamento INSS o segurado pode informar o seu CPF, nome completo e mais alguns dados, depois escolher a unidade onde deseja fazer a consulta.

No dia da consulta é preciso apresentar um comprovante. Aproveite a consulta para solicitar o número do seu benefício.

Consultar número benefício INSS pelo NIT

O NIT – Número de Integração Social – é criado para todos os cidadãos brasileiros que se cadastram na Previdência Social. Para descobrir o número do benefício usando o NIT, você deve tentar efetuar um agendamento, mas dessa vez por meio do portal Dataprev.

Consultar número benefício INSS

Consultar número benefício INSS. Imagem: divulgação

No campo que solicita o número do benefício informe o número do NIT, que pode ser localizado pela Central de Atendimento no 135. Se preferir, também pode informar o PIS/PASEP, encontrado na carteira de trabalho, e que geralmente é o mesmo do benefício. Se o agendamento for concluído, você terá descoberto qual o número do benefício.

Consulta número benefício INSS auxilio doença

Quando você vai consultar o andamento do pedido de auxílio doença, uma das informações solicitadas é o número do benefício ou número do requerimento. Os dois tendem a ser o mesmo, portanto verifique o número do requerimento nos documentos entregues pela Previdência.

Consulta extrato benefício INSS

A consulta ao extrato de benefício recebeu o nome de Histórico de Pagamento de Benefício. A consulta pode ser feita pelo site https://meu.inss.gov.br/central/index.html, basta efetuar o cadastro.

Consulta benefício INSS

A consulta ao benefício do INSS é uma utilidade disponibilizada pela Previdência Social pela internet, para que todos os seus segurados possam saber sem sair de casa, se o benefício será concedido ou não. A consulta pode ser realizada em pouquíssimos minutos e de acordo com o status, será possível saber como anda a solicitação.

A consulta de benefício pode ser acessada pelo site https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/, basta clicar em “Acompanhar Pedido”. Na página seguinte informe o número do benefício, sua data de nascimento, nome e CPF. Na página seguinte será possível conferir o pedido, se estiver “deferido” significa que foi concedido.

Aqueles que solicitaram o auxílio-doença ou até mesmo aposentadoria por invalidez, devem acessar o link que passamos e acessar a opção “Resultado de Perícia”. Na página seguinte devem informar o número do benefício e as demais informações solicitadas para que possam conferir o resultado. As perícias entram no sistema após às 21 horas de cada dia.

Consulta benefício INSS extrato

Depois que o seu benefício for concedido pelo INSS, você deverá emitir um extrato, também pela internet, que conterá o valor do seu benefício e as datas de pagamento. Esse extrato recebe o nome de histórico de pagamento de benefício e serve para comprovar que o INSS lhe pagou todos os devidos valores.

É mais indicado para quem possui uma aposentadoria, mas também pode ser obtido por quem recebe outros tipos de benefícios do órgão. Para emitir esse extrato é preciso fazer download do aplicativo Meu INSS ou acessar a página pelo computador e criar um cadastro, usando seus dados pessoais.

Consulta benefício INSS extrato

Consulta benefício INSS extrato. Imagem: divulgação

Depois que seu cadastro estiver efetuado, você deverá selecionar a opção do extrato no sistema e poderá imprimi-lo. A consulta ao benefício do INSS que mencionamos anteriormente foi disponibilizada para que fosse possível permitir que os segurados conferissem o resultado em casa, sem necessidade de ir até o órgão. Dessa forma, se o benefício for concedido, basta aguardar o envio da carta de concessão para sua residência.

Essa carta irá conter informações sobre a conta em que os pagamentos serão efetuados e as datas. Caso a carta não chegue em cerca de 30 dias, é recomendado então ir até o órgão para descobrir o motivo da demora. Todas as dúvidas também podem ser tiradas pela Central de Atendimento do INSS no 135, onde alguns serviços também são disponibilizados, como a consulta ao número do benefício.

Recomendados para você: