1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é pensão urbana?

A pensão urbana é de conhecimento da maioria da população por outro nome: pensão por morte. Ela é um benefício da Previdência Social concedido aos cônjuges e familiares do segurado que veio ao óbito.

Segundo a Previdência Social o benefício é concedido somente aos dependentes legais que são divididos em três grupos. A seguir veja o que é pensão urbana e conheça todos os seus detalhes.

O que é pensão urbana?

A pensão por morte urbana é o benefício pago aos dependentes legais do segurado que faleceu e recebe esse nome por ser dedicada aos moradores da zona urbana.

pensão urbana

pensão urbana. Imagem:divulgação

Como mencionamos, os dependentes legais são separados em três grupos, sendo eles os seguintes:

– Grupo 1: companheiro, cônjuge, filho não emancipado de até 21 anos ou filho inválido de qualquer idade;

– Grupo 2: os pais;

– Grupo 3: irmão não emancipado de até 21 anos ou com deficiência de qualquer idade.

O companheiro e os filhos têm prioridade, mas caso não exista nenhum deles, o segundo grupo segue como prioritário e assim sucessivamente. Para receber a pensão urbana os dependentes devem comprovar o seu parentesco com o segurado.

Acesse e saiba mais informações: Quem tem Direito a pensão por morte?

O que é pensão rural?

A pensão rural tem o mesmo significado e objetivo da pensão urbana, se diferenciando por algumas características na hora de calcular o valor do benefício. Por exemplo, na pensão por morte rural é levada em conta a expectativa de sobrevida do cônjuge ou dependente, na data de reclusão.

pensão rural

pensão rural. Imagem:divulgação

Por outro lado, na pensão urbana é levada em conta a idade do dependente na data do óbito para definir por quanto tempo o mesmo receberá a pensão. Fora isso, de modo geral a pensão rural se assemelha muito com a pensão urbana.

Consulta pensão urbana

A pensão por morte, tanto urbana quanto rural, pode ser solicitada pela internet. Se preferir, o dependente pode agendar pelo site da Previdência o atendimento e depois comparecer com seus documentos para dar entrada no benefício. Após dada a entrada no benefício, será possível efetuar a consulta de situação de benefício para acompanhar o andamento do pedido.

Acesse e saiba mais informações: Conheça os valores da pensão por morte

Pensão urbana valor

Os dependentes receberão por mês o valor correspondente a 100% da aposentadoria que o segurado recebia ou que teria direito se fosse aposentado por invalidez. Para chegar ao valor o INSS realiza vários cálculos levando em conta a Renda Mensal Inicial e outros fatores.

Qual o valor da pensão por morte urbana

Para saber o valor exato da pensão por morte urbana, o dependente interessado deve ir até uma unidade da Previdência Social e solicitar o cálculo ao atendente.

pensão por morte urbana

pensão por morte urbana. Imagem:divulgação

É fundamental levar consigo todos os documentos que comprovem as contribuições do segurado antes do seu óbito.

Qual a diferença entre pensão urbana e pensão rural

A pensão rural é voltada principalmente para os moradores da área rural, enquanto a pensão urbana é voltada para os moradores da região urbana. Além dessa diferença, há a mudança no modo de calcular o tempo em que a pensão será paga ao dependente.

Recomendados para você: