1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

o que significa beneficio cessado?

Se existem regras que validam um benefício, também existem outras que o invalidam – que é o caso do benefício cessado.

Isso é algo que pode acontecer por variados motivos e ninguém está livre de ter o benefício cessado, mas, claro, existem maneiras de recorrer também. Se você recebe algum e não sabe se corre o risco de ter ele cancelado ou não, veja por que isso acontece e o que fazer.

O que significa beneficio cessado?

Pessoas que são aposentadas devido a algumas condições como doença e maternidade estão “expostas” a esse tipo de situação, uma vez que o benefício pode acontecer até determinado período de tempo e de acordo com o laudo médico apresentado. Mas o que acontece é, que em alguns casos, o benefício é cessado mesmo antes da pessoa efetivamente poder voltar a trabalhar.

seguro desemprego

seguro desemprego. Imagem:divulgação

Em todo caso, benefício cessado significa a interrupção do benefício que a pessoa vem recebendo até então mediante uma justificativa, que pode ser recorrida. Isso é algo que pode pegar o beneficiário de surpresa, uma vez que ele estava dependendo do dinheiro porque não podia trabalhar. Mas, se o seu pedido foi cessado e você já está em condições de voltar para o mercado, essa é a melhor atitude a se tomar.

Beneficio cessado o que devo fazer?

Aí dependerá de sua situação atual. Sim, você pode recorrer ao benefício cessado caso não tenha concordado com a avaliação. Mas saiba que nem sempre o questionamento é aceito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se você preferir assim, uma nova perícia será marcada e a sua situação será avaliada.

Caso ela determine que você pode continuar recebendo o auxílio, você o terá por mais um período de tempo determinado por esse laudo médico. E, claro, o tempo que ficou sem receber também serão pagos de acordo como que tem direito. Em casos mais extremos, também pode ser necessário entrar com um processo judicial para pedido de uma nova pericia “independente” da escolha do INSS.

Acesse e saiba mais informações:

Beneficio concedido depois cessado

Sim, isso pode acontecer. Quando você dá entrada no pedido para receber o auxílio, você terá acesso a um portal para acompanhar o resultado. Pode acontecer de ele ser concedido e, logo depois, cessado.

seguro desemprego

seguro desemprego. Imagem:divulgação

Isso porque alguma irregularidade foi encontrada impedindo o recebimento. Mas não se preocupe, eles avisam qual é a falha e, em algumas situações, basta apresentar o que estiver faltando para completar o recebimento do benefício. Nesses casos, também é possível recorrer se achar necessário.

Beneficio cessado auxílio-maternidade

Um dos benefícios concedidos é o deu auxílio-maternidade para mães que deram a luz ou adotaram uma criança. O início do recebimento será de acordo com a data do atestado médico, a partir do oitavo mês de gestação ou 28 dias antes do parto. Neste caso, o benefício dura 120 dias e depois é cessado.

Acesse e saiba mais informações:

O que significa cessado no auxílio-doença?

O mesmo se dá para o auxílio-doença, seja em casos de problemas físicos ou até mesmo mentais. Através do laudo médico, ficará determinado o período de tempo que você deverá ficar afastado e receberá esse auxílio-doença.

Auxilio Doença

Auxilio Doença. Imagem:divulgação

Passado esse tempo, você perde o benefício, mas, se ainda estiver sem condições de voltar ao trabalho, pode solicitar uma nova perícia e continuar recebendo o auxílio por mais um tempo.

Beneficio cessado pela perícia médica o que significa?

Significa que, ao recorrer para continuar recebendo o seu benefício, a perícia médica determinou que você está em plena capacidade de voltar ao seu trabalho e não pode mais receber o auxílio. Neste caso, se realmente existe algum tipo de problema que o impede de voltar e que a perícia não concedeu, é necessário recorrer novamente e pedir uma nova perícia de um local diferente.

Acesse e saiba mais informações:

Beneficio cessado motivo 54

Por fim, vamos falar sobre o motivo 54 que gera dúvidas. Ele nada mais é do que já falamos nessa matéria: é o limite de tempo médico informado pela sua perícia, ou seja, o tempo determinado para você poder receber o benefício. Ao final desse período, o benefício é cessado e justificado através do Motivo 54.

Se você tiver dúvidas, vale entrar em contato com o INSS e a Previdência Social de sua cidade. E se por algum motivo o seu benefício for cortado de maneira injusta, não deixe de recorrer e continuar com o que é seu direito.

Recomendados para você: