1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (629 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

Plano Simplificado de Previdência Social

Você já ouviu falar no plano simplificado da Previdência Social? Como o nome sugere, ele é um plano mais simples da Previdência para quem deseja contribuir com um valor mensal.

Segundo a própria Previdência, esse plano tem como objetivo a inclusão previdenciária com o percentual de contribuição diminuído para 11% (o normal é 20%). No entanto, isso é possível desde que o valor pago seja igual à alíquota multiplicada pelo salário mínimo do ano vigente. É um plano fácil de entender e a seguir nós explicamos quem pode aderi-lo e como pagar.

Plano Simplificado de Previdência Social

Plano Simplificado de Previdência Social

Quem pode aderir ao Plano Simplificado da Previdência

Como você viu, o plano tem como objetivo diminuir o valor da contribuição para que se torne mais fácil contribuir mesmo em situações difíceis. Esse plano é voltado apenas para a categoria de Contribuinte Individual, ou seja, que trabalha por conta própria e não presta serviço a nenhuma empresa ou equiparada; e para a categoria de contribuinte Facultativo, que é aquele indivíduo que não exerce nenhum tipo de atividade.

Veja os benefícios do Plano Simplificado da Previdência

O Plano Simplificado da Previdência Social traz alguns benefícios à aquelas pessoas que podem contribuir com uma pequena quantia todo o mês para o INSS. As contribuições nesse plano são válidas para todos os tipos de auxílios e aposentadorias da Previdência, com exceção da aposentadoria por tempo de contribuição e à Certidão de Tempo de Contribuição.

Ou seja, se quiser, você pode se aposentar por idade e, quando preciso, solicitar o auxílio-doença do INSS. A Previdência informa que, se depois do recolhimento do plano simplificado, houver interesse do segurado de se aposentar por tempo de contribuição ou adquirir a CTC, será necessária efetuar a complementação da contribuição mensal, com o recolhimento de mais 9% sobre o valor do salário mínimo base para o recolhimento.

Como pagar o Plano Simplificado da Previdência Social

O modo de pagamento do plano simplificado é bem simples: tanto o Contribuinte Individual quanto o Facultativo podem fazer os pagamentos a partir dos códigos de pagamento específicos para esse tipo de alíquota de contribuição. O pagamento continue podendo ser feito em agências lotéricas.

Quem deseja aderir ao plano e já paga o INSS no plano normal de contribuição que engloba uma alíquota de 20%, pode optar pelo plano simplificado a qualquer momento, alterando o código de pagamento no momento de preencher a GPS (Guia da Previdência Social). O mesmo deve ser feito na opção contrária.

Plano Simplificado de Previdência Social

Plano Simplificado de Previdência Social

Previdência Social

A Previdência Social sempre deseja favorecer os brasileiros lhes oferecendo auxílios e benefícios em todas as etapas de suas vidas. Algumas mudanças chegaram no órgão em breve, com a Reforma da Previdência, trazendo mais novidades e novos requisitos para as aposentadorias.

Você que planeja se aposentar em breve ou até mesmo daqui há alguns anos, fique de olho nas novidades para que esteja ciente dos novos requisitos e possa preenche-

los para ter direito ao seu benefício. Todas as novidades e mudanças poderão ser conferidas na página da Previdência.

 

Recomendados para você: