1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Previdência Social Pis

Todo brasileiro que é contratado por uma empresa para trabalhar com carteira assinada tem direito a inúmeros benefícios garantidos pelo governo. Um desses benefícios é o Previdência Social PIS (Programa de Integração Social)

O PIS é uma contribuição tributária de caráter social, implantada para criar uma relação entre o trabalhador do setor privado com o desenvolvimento da empresa em que trabalha.

Isso por que o valor arrecadado pelo PIS mensalmente tem como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e a participação na receita dos órgãos e entidades. Além disso, essa alíquota contribui para que a empresa cresça. Assim, o Previdência Social PIS beneficia tanto o empregado, quanto o empregador.

O PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Desta forma, toda a contribuição do trabalhador para esse programa, estará sob a tutela da Caixa.

Previdência Social

Previdência Social. Imagem:Divulgação

Pessoas inscritas no PIS tem direito a um abono salarial equivalente ao salário mínimo vigente (o atual é R$880,00). Para conseguir receber esse benefício é precisar estar inscrito no programa e cumprir outros requisitos.

Requisitos para Receber o Previdência Social PIS

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores que têm direito ao abono salarial do Previdência Social PIS precisam atender a algumas condições, veja abaixo:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos.
  • Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício.
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração.
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

Às vezes, por falta destas informações e sem ter seu número de PIS, muitas pessoas deixam de sacar seu benefício.

Previdência Social PIS – Aposentadoria

Para a pessoa que trabalhou com carteira assinada e que deseja se aposentar, o número do Previdência Social PIS é muito útil.

Com ele você não precisa se inscrever no INSS para obter o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Quando quiser dar entrada em sua aposentadoria, é só se dirigir a um posto de atendimento da Previdência Social com o número de seu PIS.

A pessoa que não tiver inserção no PIS, terá que solicitar um cadastro na Previdência Social e obter o número de NIT. Desta maneira poderá dar continuidade à aposentadoria.

Mas se você trabalhou pelo menos por um período com carteira assinada, a pergunta é: você sabe o número de seu PIS? Se não, sabe como e onde encontrá-lo? Abaixo vamos te ensinar qual é o caminho certo para descobrir e facilitar sua vida.

Onde e como Consultar o Número do Previdência Social PIS?

Embora o PIS seja um programa disponível para muitos brasileiros, muita gente desconhece ter o direito a ele. Além disso não sabem como é o procedimento para ter esse número ou como resgatar a quantia na Caixa Econômica Federal.

Mas é importante saber que há como descobrir seu número de PIS. Você ganha esse número quando decide emitir sua carteira de trabalho para oferecer serviços para empregadores do setor privado.

Veja algumas maneiras de identificar seu número de PIS:

PIS na CTPS (Carteira de Trabalho): se sua carteira é nova, o número do PIS está em destaque na primeira página. Ele possui de 10 a 11 dígitos. Já se sua carteira for antiga, o número fica entre as últimas páginas.

PIS no site da Caixa: Para descobrir o número do PIS (que é o mesmo do número do NIT), sem ter sua carteira de trabalho em mãos é acessar a Internet e fazer a consulta online, saiba que a consulta é totalmente gratuita.

PIS pela internet: Há um site que cuida da base de dados dos trabalhadores: o DATAPREV, e por ele dá para você conhecer seu número de PIS também. Para consultá-lo acesse o site do DATAPREV aqui.

PIS PASEP (Imagem: Divulgação)

PIS PASEP (Imagem: Divulgação)

Após acessar o site, siga o passo a passo abaixo para consultar seu número de PIS pela internet:

  • No menu, clique em “inscrição”.
  • Escolha a opção “filiado”.
  • Vai aparecer uma página. Você deve preencher os campos solicitados.
  • Após preencher, clique em “continuar”.
  • O DATAPREV, então, irá informar seus dados, incluindo o número do PIS ou NIT.

Além dessas dicas, você pode encontrar esse número no cartão do PIS (se você o tiver) ou no Cartão Cidadão (que você solicita quando é demitido de um trabalho).

Recomendados para você: