1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Previdências Social CNPJ para IR e declaração

A Previdência Social é o órgão responsável por oferecer benefícios à população trabalhadora. Ela é conhecida principalmente através da aposentadoria, dada a pessoas de mais idade que já não podem mais trabalhar ou a quem é inválido. Mas além da aposentadoria, a Previdência Social oferece aos seus segurados auxílio doença, salário maternidade e diversos outros benefícios que podem ser solicitados.

A Previdência Social também fornece um número de CNPJ para que seus contribuintes possam colocá-lo na Declaração de Imposto de Renda todos os anos.

Novo CNPJ do INSS

A Previdência Social mudou o número de CNPJ fornecido aos seus contribuintes e isso causou um grande susto em diversas pessoas que desconheciam essa mudança. A mudança ocorreu em 2014 e os novos números fornecidos são: 16.727.230.0001-97. Quem ainda não sabia, pode anotar aí para não esquecer, pois é importantíssimo fornecer este número na sua Declaração de Imposto de Renda.

Acesse e saiba mais informações: Aposentadoria por invalidez

Porque a Previdência mudou o CNPJ

A mudança do CNPJ aconteceu devido a criação da Unidade Gestora do Fundo do Regime Geral que passou a ser responsável pelo pagamento de todos os benefícios. Antigamente era o próprio instituto que efetuava os pagamentos e por isso era necessário usar o CNPJ do órgão nas declarações de renda.

Aposentadoria e Previdência - Consulta INSS

Aposentadoria e Previdência – Consulta INSS

Quem usar o número antigo do CNPJ estará correndo risco de sua declaração ir para a malha fiscal da Receita Federal. Além disso, isso também pode acontecer com aquelas pessoas que declararem como dependente alguém que receba algum benefício do INSS.

Extrato DIRPF

O extrato Demonstrativo de Impostos de Renda de Pessoa Física pode ser consultado através do site da Previdência Social e nos terminais de atendimento dos bancos. Na hora de consultar o extrato é necessário informar o ano base, o número do benefício, a data de nascimento, o nome e o CPF do beneficiário.

Acesse e saiba mais informações: Aposentadoria por idade

Seja um segurado da Previdência Social

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode virar um contribuinte da Previdência e garantir a sua aposentadoria. O valor da mensalidade dependerá da sua função: caso você trabalhe de carteira assinada, pagará 20% do total de seu salário. Quem é autônomo ou desempregado, poderá participar sendo um contribuinte facultativo e pagará um valor estipulado pelo INSS.

Começar a ser um contribuinte do INSS mais cedo poderá lhe render bons frutos, sem falar na possibilidade de se aposentar muito mais cedo que as outras pessoas.

Seja um segurado da Previdência Social

Como ter mais informações sobre aposentadoria

O site da Previdência Social é recheado de informações sobre todos os tipos de aposentadoria: idade, tempo de contribuição, invalidez, segurado especial, etc; sobre os outros auxílios e como obtê-los.

Cada auxílio exige diferentes requisitos e documentos, por isso anote tudo necessário e vá até uma agência. Se você preferir, pode ir até uma unidade do INSS e agendar uma consulta para tirar suas dúvidas e começar a contribuir.

Recomendados para você: