1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (781 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Previdências Social INSS

A Previdência Social é o órgão brasileiro que guarda todas as informações sobre os trabalhadores e recebe contribuições. Através do INSS, os contribuintes pagam as mensalidades e recebem sua aposentadoria quando está na hora, ou qualquer auxílio que tenha solicitado.

Como Funciona a Previdência Social

A Previdência Social oferece diversos tipos de serviços à população através do Instituto Nacional de Seguro Social. Qualquer um pode virar contribuinte da Previdência, basta comparecer a um posto de atendimento com os documentos necessários em mãos.

Os pagamentos são feitos através do GPS – Guia da Previdência Social – e se você tem carteira assinada, a empresa ou o seu chefe é responsável por pagar por você.

Previdência Social

Previdência Social. Imagem:Divulgação

Quando você cumprir o tempo necessário de contribuição e tiver a idade exigida, poderá solicitar o seu benefício ao INSS. A contribuição mensal irá depender da sua renda, se você tiver carteira assinada e de outros fatores. É importante estar ciente de todos eles antes de começar a contribuir.

Benefícios Oferecidos pela Previdência Social

A Previdência Social através do INSS oferece muitos benefícios aos trabalhadores contribuintes. A famosa aposentadoria pode ser solicitada de diferentes formas, possibilitando que você escolha aquela que melhor se encaixar com o seu perfil. Você pode escolher se aposentar por idade, por tempo de contribuição, por invalidez; tem ainda a opção de aposentadoria especial, por tempo de contribuição do professor, entre outros.

Aquele que começar a contribuir mensalmente com a Previdência ainda tem a possibilidade de solicitar benefícios previdenciários em ocasiões especiais, como um auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, salário-família, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Relação da Previdência com o INSS

O INSS é um órgão ligado a Previdência Social que recebe as contribuições dos trabalhadores para com a Previdência e é responsável por efetuar os pagamentos referentes aos benefícios de aposentadoria, pensão, auxílios e todos os outros serviços disponibilizados.

Os dois órgãos estão diretamente ligados e um não funciona sem o outro. Em um posto de atendimento do INSS é possível encontrar todas as informações necessárias para virar um contribuinte.

Serviços do INSS

Além de oferecer os diversos serviços da Previdência Social, o INSS realiza as suas próprias atividades, principalmente pela internet. No portal da Previdência é possível fazer agendamentos de consultas, consultar a situação do seu benefício, tirar o extrato de pagamento de benefício, obter a carta de concessão, fazer o cálculo da Guia da Previdência Social, atualizar o seu cadastro, fazer a consulta de perícias médicas agendadas, obter o demonstrativo de imposto de renda, obter o extrato de contribuições, revisar o benefício, e muito mais.

 

Previdência Social

Previdência Social

No site http://www.previdencia.gov.br/  você ainda encontra serviços direcionados às empresas, aos cartórios e regimes próprios da Previdência.

Sem falar que é possível conferir todos os tipos de aposentadoria existentes e o que precisa para solicitar cada uma delas. Sobre os auxílios e pensões, você encontra os requisitos para solicitar e como fazer isso. O acesso à informação no site é muito prático e qualquer um pode fazer, basta procurar pelo que deseja no menu ou buscar no portal.

 

Recomendados para você: