1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 2,50 de 5)
Loading...

Quais são os direitos dos aposentados ?

A aposentadoria é algo que temos consciência da existência desde sempre, afinal, é o direito que todo cidadão tem após contribuir tantos anos para a Previdência Social. Mas, apesar de não ser novidade para ninguém, nem todo mundo está a par dos benefícios e garantias que um aposentado pode ter – e essa falta de informação pode até trazer alguns prejuízos.

Então, se você é aposentado ou dará entrada na sua aposentadoria em breve, não deixe de conferir todos os seus direitos a seguir, além das principais informações de como dar entrada na sua aposentadoria e todos os documentos necessários.

Quais são os direitos dos aposentados ?

Quais são os direitos dos aposentados ?

Garantias e benefícios ao se aposentar

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm diversos direitos ao se aposentar. Assim como um contrato de trabalho, no caso da aposentadoria existem benefícios importantes e que ajudam a complementar essa renda que a pessoa terá nesses anos e proporcionais ao tempo de trabalho durante a vida como décimo terceiro salário, saque do valor total do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ao dar entrada no processo e outros que você pode conferir abaixo.

– Salário mensal de acordo com os registros da Carteira de Trabalho, não podendo ultrapassar o piso salaria da Previdência Social;

– Décimo terceiro salário de acordo com o valor recebido todos os meses;

– Férias;

– Adicionais que contam como horas extras, noturno, periculosidade e insalubridade – tudo de acordo com o trabalho desempenhado até então;

– Acerto com o banco de horas;

– Saque de todo o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);

– Saque do Programa de Integração Social (PIS) caso ainda não tenha feito.

As garantias e benefícios acima são ao dar entrada na aposentadoria e o que a empresa em que trabalha deve oferecer. Depois que ser considerado um aposentado, você terá direito – além do salário – a outras garantias como:

– Assistência Social;

– Descontos em eventos culturais para maiores de 60 anos;

– Transporte público (urbano e interestadual) gratuito para maiores de 65 anos com apresentação de documento de identidade ou carteirinha do município;

– Prioridade no andamento de processos;

– Prioridade em programas habitacionais.

Como dar entrada na aposentadoria?

Até agora falamos da aposentadoria, mas, afinal, como faz para dar entrada na mesma? Antes de tudo é necessário saber por qual modalidade você se aposentará: por idade, por tempo de contribuição, por invalidez ou através da aposentadoria especial. É a partir disso que você saberá o que fazer especificamente.

Quando isso estiver acertado, é hora de saber se está tudo certo com o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) – local em que ficam armazenadas todas as suas informações a respeito de trabalho e contribuição para a Previdência Social. Claro que é um programa automático que, na teoria, deve armazenar todos os dados. Porém, é recomendado que você tenha sempre todos os documentos guardados em casa também.

Depois, será necessário agendar um atendimento em alguma unidade da Previdência Social em sua cidade, que pode ser feita pessoalmente, pelo telefone 135 ou pelo site oficial. Então, é preciso ir no dia agendado até a unidade com todos os documentos solicitados, legíveis e atualizados. A partir daí todo o processo será desenvolvido junto com a própria previdência.

Quais são os direitos dos aposentados ?

Quais são os direitos dos aposentados ?

Documentos necessários para aposentadoria

Mas, afinal, quais são os documentos necessários? São eles: Carteira de Trabalho, Documento de Identificação (RG), certidão de concessão emitido pela própria previdência, NIT, Carta da DataPrev, Certidão do INSS, declaração emitida pela empresa, CPF e comprovante de residência.

Essas são apenas algumas informações importantes a respeito da sua aposentadoria. Para saber mais, não deixe de entrar em contato com alguma agência mais próxima de sua casa ou acesse o site  http://www.previdencia.gov.br/.

 

 

Recomendados para você: