1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Quando encaminhar a aposentadoria?

A Previdência Social é um seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar. Para ter direito a esse benefício, o trabalhador deve pagar uma contribuição mensal durante um determinado período ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O tempo de contribuição varia de acordo com o tipo de aposentadoria. O INSS administra o recebimento dessas mensalidades e paga os benefícios aos aposentados que contribuíram e que se aposentaram.

Aposentadoria por Tempo Contribuição

Existem quatro tipos de aposentadoria: especial, por idade, por invalidez e por tempo de contribuição. Neste último caso, ela pode ser integral ou proporcional  Para ter direito à aposentadoria integral, os homens devem contribuir por pelo menos durante 35 anos, e as mulheres, por 30 anos.

Para ter direito a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que ter tempo de contribuição e idade mínima. Os homens podem requerer a partir dos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição. As mulheres devem ter a idade mínima de 48 anos e 25 anos de contribuição.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria por tempo de contribuição. Imagem:divulgação

Como Encaminhar Aposentadoria por Tempo de Serviço

O cálculo leva em consideração os pontos, somando idade mais tempo de serviço com contribuição, é a Regra 85/95. A partir de 31 de dezembro de 2018, a soma da idade e do tempo de contribuição terá de ser 86, se mulher, e 96, se homem. A lei leva o escalonamento até 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100.

Acesse e saiba mais informações: Seguro de Vida, qual o Melhor?

Como Encaminhar Aposentadoria Especial?

É aquele que a pessoa trabalha de froma habitual e permanente, em atividades que a exponha a agentes nocivos à saúde. Para solicitar, esse tipo de aposentadoria o trabalhar deverá passar pela perícia do INSS que constatará a situação de que a pessoa foi exposta a esses agentes, fora do limite estabelecido em regulamento próprio.

Como Encaminhar Aposentadoria por Invalidez

Ela é concedida para trabalhadores que estão incapazes de exercer qualquer atividade de trabalho. A pessoa passa também por uma avaliação médica do INSS. O benefício será pago enquanto existir a incapacidade e o trabalhador é reavaliado pelo INSS a cada dois anos.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria por tempo de contribuição. Imagem:divulgação

Como Encaminhar Aposentadoria por Idade

Pessoas que estão aptas a se aposentarem a partir de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Mesmo, se o tempo de contribuição não for suficiente. Outras condições são necessárias, mas é preciso agendar a consulta no INSS para encaminhar a solicitação da aposentadoria.

Acesse e saiba mais informações: Previdência Bradesco. Qual a melhor ?

Documentos para Encaminhar Aposentadoria

Para dar entrada no benefício, nos quatro casos (aposentadoria especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição), o trabalhador deve ir até uma agência do INSS. Os documentos variam de acordo com o tipo de aposentadoria e estão todos disponíveis no site do INSS.

O agendamento para atendimento no INSS pode ser feito de duas maneiras: pelo telefone, na Central de Atendimento 135, de segunda à sabado, de 07 horas às 22 horas, do horário de Brasília; ou pelo site da Previdência Social.

Recomendados para você: