1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Reforma da Previdência: Regras de Aposentadoria para Servidores da União, Estados e Municípios

A nova Reforma da Previdência que vem sendo discutida pelo novo governo brasileiro apresenta muitas mudanças, envolvendo até mesmo os servidores da união, dos estados e municípios. É importante que essas pessoas estejam cientes das possíveis mudanças, para já se certificarem de até quando terão que trabalhar e como poderão se aposentar no futuro.

Ainda que as mudanças não tenham sido aprovadas, isso pode acontecer muito em breve, por isso confira a seguir as mudanças.

Por que as mudanças afetarão estados e municípios

Reforma da Previdência. Imagem: divulgação

O governo federal resolveu incluir os estados e municípios nas novas regras, pois eles não estão conseguindo pagar os salários dos servidores e aposentados. O estado não tem como pagar os serviços básicos para que a população viva com segurança e conforto, o que levam hospitais a situações desastrosas.

Com essa contenção previdenciária que iria ser realizada com as mudanças para servidores, sobraria mais verba para os gastos necessários com a população. O governo afirma que o sistema previdenciário atual é muito injusto e contribui diariamente para aumentar a dívida de estados. Com a mudança, há expectativas de que as coisas voltem aos eixos aos poucos.

Mudanças para os servidores

As regras para aposentadoria dos servidores não são muito diferentes das regras para os demais cidadãos. Homens devem ter 65 anos para se aposentar e mulheres 62 anos, segundo as novas regras. Além de ambos terem que completar 25 anos de contribuição.

Há ainda uma mudança para o valor pago pelos servidores: caso os estados e municípios lidem com déficit financeiro no sistema previdenciário, eles devem aumentar as alíquotas de contribuição para, no mínimo, 14%. Por isso o valor da sua contribuição pode aumentar de uma hora para outra, nos próximos meses.

Importância da Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência irá promover mudanças nos principais tipos de aposentadoria, com o intuito de tornar o sistema previdenciário mais justo para todos. Com as mudanças, os gastos devem diminuir, sobrando mais verba para outros âmbitos que são necessários.

A proposta da reforma ainda está em votação e pode sofrer muitas alterações até entrar em vigor, por isso mantenha-se atualizado sobre tudo. As mudanças devem afetar principalmente aqueles que ainda contribuem para a Previdência e que não preencheram os requisitos para solicitarem a aposentadoria.

O governo possui pressa para aprovar a Reforma da Previdência, por isso tudo pode mudar em breve.

Recomendados para você: