1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Revisão dos Benefícios por Incapacidade O que é?

Os benefícios por incapacidade são oferecidos pelo INSS e são três deles: auxílio doença, pensão por morte e aposentadoria por invalidez.

Recentemente a Justiça determinou que o INSS efetuasse a revisão desses benefícios e desde então muitas pessoas estão sendo convocados pelo órgão. A seguir, saiba do que se trata, o que mudou e muito mais.

Revisão dos Benefícios por Incapacidade O que é?

A revisão dos benefícios nada mais é do que o INSS revisar todas as contribuições que os segurados tiveram e os valores que recebem. O intuito da revisão é reajustar os valores que são pagos e também todos os valores atrasados aos contribuintes.

Essa revisão está acontecendo com todos aqueles cujos benefícios por incapacidade foram concedidos entre os anos de 1999 e 2009. Os reajustes são necessários pois nessa época, os benefícios foram calculados levando em conta 100% das contribuições, sendo que o cálculo deveria ter sido diferente.

Revisão dos Benefícios por Incapacidade. Imagem: divulgação

Revisão dos Benefícios por Incapacidade o que mudou?

O que muda com a revisão dos benefícios por incapacidade é o valor que esses segurados recebem. Como na época o benefício foi calculado levando em conta 100% das contribuições, o valor que cada contribuinte receberá agora será diferente.

O cálculo na revisão é feito levando em conta 80% das maiores contribuições. O valor pode tanto aumentar quanto diminuir, sendo esse cálculo realizado somente pelo INSS.

Revisão dos Benefícios por Incapacidade como devo me preparar?

Quem recebe benefício por incapacidade devem aguardar o recebimento de uma carta em suas residências. Essa carta é enviada pelo INSS e ela tem o intuito de informar o valor que a pessoa receberá e a data em que isso vai acontecer. Sendo assim, basta esperar.

No dia que estiver informado na carta, provavelmente o valor cairá na conta do segurado. Depois disso, ele passará a receber o seu benefício por incapacidade com o valor reajustado.

Revisão dos Benefícios por Incapacidade preciso me preocupar?

Você não precisa se preocupar muito com a revisão dos benefícios por incapacidade. Isso porque, pelo novo cálculo levar em conta 80% das maiores contribuições que você fez, na maioria dos casos o valor a ser pago irá aumentar.

Você ainda receberá uma quantia referente a todo o período em que recebe o benefício e que deveria ter recebido esse outro valor. Sendo assim, apenas aguarde o INSS entrar em contato com você e receba o que tenha para receber.

Revisão dos Benefícios por Incapacidade. Imagem: divulgação

Revisão dos Benefícios por Incapacidade pente fino

Se você recebeu o seu benefício por incapacidade entre 1999 e 2009, com certeza receberá a carta do INSS. A empresa está convocando todos os beneficiários desse período para que possam reajustar o valor a ser pago e também pagar o valor correto.

Grande parte das pessoas já tiveram seus benefícios reajustados e você pode ser o próximo. Quando o INSS entrar em contato, o segurado deve ligar para a Central de Atendimento no 135 e agendar a sua perícia de revisão. No dia do atendimento, é necessário apresentar os documentos do médico que comprovem a condição.

Recomendados para você: