1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba quem tem direito aos saques do PIS/Pasep e quando

O PIS/PASEP trata-se de um abono salarial pago a trabalhadores que cumpram alguns requisitos impostos pelo governo federal. O PIS é pago aos servidores de iniciativa privada através da Caixa, enquanto o PASEP é para os servidores públicos e é pago através do Banco do Brasil.

A grande maioria da população tem direito ao abono salarial, respeitando os requisitos e regras do programa. Hoje você poderá descobrir quem tem direito ao abono e como sacá-lo.

Veja quem pode receber o PIS/PASEP

O PIS/PASEP é destinado a todas as pessoas que no ano de 2016 tenham recebido um salário mensal de até dois salários mínimos, tenham exercido atividade remunerada e com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias. Para poder receber o indivíduo ainda deve estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e todos os seus dados trabalhistas devem estar atualizados.

Também têm direito ao abono as pessoas com deficiência que são contempladas com o Benefício da Prestação Continuada, assim como militares transferidos para reserva remunerada ou reforma.

Como sacar o PIS/PASEP?

Tudo depende do banco em que você recebe. Para receber pela CAIXA é fundamental ter o Cartão Cidadão e uma senha cadastrada. Com ele em mãos você pode se dirigir a uma casa lotérica ou a um terminal de autoatendimento, e solicitar o saque. Lembrando que isso só pode ser feito durante o prazo estipulado no calendário do abono.

No caso do PASEP, em que você recebe pelo Banco do Brasil, é preciso ir até uma agência com um documento de identificação ou conferir se o abono foi depositado diretamente em sua conta. Outro detalhe importante é que aqueles que recebem pela CAIXA e são correntistas, podem sacar dois dias antes dos demais.

Aposentados, idosos com mais de 70 anos e herdeiros de cotistas falecidos podem sacar o PIS/PASEP a qualquer momento, enquanto as pessoas a partir de 60 anos só poderão sacar a partir do dia 24 de janeiro.

Como consultar o saldo do abono salarial

Aqueles que desejam consultar o saldo do PIS podem fazê-lo pela internet, em um portal criado exclusivamente pela Caixa Econômica. Basta informar o número do NIS e a senha cadastrada, logo depois selecionar o abono e o indivíduo poderá conferir o valor que tem a receber e se já está disponível para saque. Você também pode obter informações sobre o saldo do abono indo até uma casa lotérica com o seu Cartão Cidadão em mãos, além da senha cadastrada. Além de conferir o saldo você já poderá sacar o abono com rapidez e facilidade. O mesmo pode ser feito nos canais de autoatendimento.

No caso do PASEP, é possível conferir todas as informações inclusive o saldo através do site disponibilizado pelo Banco do Brasil: http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/pagamento-de-ordens-bancarias,-salarios-e-beneficios/pasep. Demais informações você pode obter ligando para a Central de Atendimento BB no telefone: 4004 0001 para capitas e regiões metropolitanas e 0800 729 0001 para demais localidades. Você pode tirar dúvidas, fazer reclamações e até mesmo realizar alguns serviços

Recomendados para você: