1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Veja como funciona o Pedido de Reconsideração de Benefício

Ao efetuar o pedido de aposentadoria, o INSS pode tanto aceitar quanto negar. Quando isso acontece muitos se perguntam o que fazer, mas é possível fazer a reconsideração de benefício.

O pedido de reconsideração é feito por todos os trabalhadores que tiveram seu pedido de aposentadoria ou até mesmo o auxílio-doença negado pelo INSS. Para solicitar, no entanto, é preciso saber todas as informações sobre o pedido e saber como fazê-lo. Veja a seguir para que serve esse pedido e como ele pode ser feito.

Pedido de Reconsideração de Benefício: para que serve?

Ao solicitar a aposentadoria ou o auxílio-doença, o segurado pode ter o seu pedido negado. Isso pode acontecer principalmente pelo fato do médico do INSS não atestar a incapacidade de trabalhar por motivos de saúde. Se isso acontecer com você é possível efetuar o pedido de reconsideração, para que assim possa garantir o seu auxílio.

Benefícios INSS

Benefícios INSS

O segurado que efetuar o pedido de reconsideração passa por uma nova perícia com o médico do INSS; através dessa consulta o médico poderá atestar ou não a incapacidade relatada. Pode acontecer do segurado efetuar a consulta com o mesmo perito que negou o seu pedido de auxílio-doença. A reconsideração do pedido pode ser feita se o segurado não concorda com o resultado e também quando o mesmo perde o prazo de prorrogação.

Prazos da Reconsideração de Benefício

O pedido de reconsideração também pode ser chamado de PR e deve ser solicitado pelo segurado em um dos casos mencionados acima. Os prazos são essenciais para que o segurado possa efetuar o pedido e recebe-lo, por isso sempre fique atento e tente não perder as datas.

Caso o auxílio-doença seja negado, o segurado tem um prazo de até 30 dias para fazer o pedido de reconsideração. O mesmo tempo é aplicado em caso de pedido de prorrogação, o prazo mínimo é de 15 dias, mas quem perde-lo pode fazer nos dias 30 dias restantes.

Como fazer o Pedido de Reconsideração online

A Previdência Social possui um sistema informatizado onde é possível realizar diversas consultas e tipos de serviços. Um dos serviços disponíveis é para efetuar o pedido de reconsideração de forma online. Basta acessar o site https://www2.dataprev.gov.br/sabiweb/pppr/inicio.view#sabiweb e informar os dados que estão sendo solicitados: número de benefício ou requerimento, data de nascimento, nome do requerente e CPF.

Em seguida você terá acesso a um sistema onde será possível efetuar o pedido.

Consulta INSS

Consulta INSS

Pedido de Reconsideração acabou?

Infelizmente a partir do ano passado o pedido de reconsideração teve o sim, anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Juntamente com o fim foram anunciadas algumas regras novas, entre elas o fato de que se o pedido for negado, o segurado terá que esperar no mínimo 30 dias para que possa agendar uma nova perícia.

Além disso, se torna vetada a opção de tentar um resultado positivo em postos de saúde. Agora que você já sabe como solicitar a reconsideração do seu pedido, está esperando o que?

 

Recomendados para você: