1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Veja Como a Reforma Muda a Aposentadoria do Servidor

A Reforma da Previdência tem dado o que falar desde o ano passado, quando o Governo Federal anunciou as primeiras mudanças que viriam a se tornar realidade no futuro. Agora, com todas as regras e mudanças já divulgadas, e a reforma estando mais próxima do que nunca, as pessoas estão se inteirando mais do assunto e procurando saber de que maneira serão afetados.

Acontece que a Reforma da Previdência prevê mudanças em praticamente todas as áreas, para todos os tipos de contribuintes, até mesmo os servidores públicos. A seguir, você confere as principais mudanças em relação à aposentadoria do servidor público brasileiro.

A Reforma da Previdência prevê mudanças em praticamente todas as áreas, até mesmo os servidores públicos. (Imagem: Divulgação)

A Reforma da Previdência prevê mudanças em praticamente todas as áreas, até mesmo os servidores públicos. (Imagem: Divulgação)

Mudança na Aposentadoria do Servidor Público

Diversas mudanças chamaram a atenção na Reforma da Previdência, mas uma das principais é referente aos servidores públicos. Essa regra prevê a aproximação das regras para a aposentadoria do servidor público e de funcionários da iniciativa privada. O texto original da reforma previa que todos os servidores públicos, menos militares, teriam as mesmas condições que os demais contribuintes; no entanto, em um novo texto apresentado pelo relator da proposta, os professores e profissionais poderiam usufruir de regras mais ‘suaves’.

Com isso, diversos professores e policiais foram para as ruas, com o intuito de realmente conseguir regras menos catastróficas ao seus respectivos setores.

Reforma da Previdência – Mudanças para Professores e Policiais

Os professores, depois de longos dias de protestos, conseguiram diminuir a idade mínima para a aposentadoria para 60 anos, tanto para homens quanto mulheres, desde que os 25 anos de contribuição estejam completos no ato da solicitação.

Em relação aos policiais, eles conseguiram diminuir a idade para a aposentadoria em 10 anos, e o tempo de contribuição foi mantido em 25 anos. Vale lembrar que somente essa classe de servidores conseguiram amenizar as mudanças e se manter na vantagem.

Reforma da Previdência – Demais Servidores Públicos

Depois que a reforma for aprovada e colocada em prática, os demais servidores de outros setores poderão se aposentar somente aos 65 anos, no caso dos homens, e aos 62 anos, no caso das mulheres. Além disso terão que completar os 25 anos de contribuição.

Diversas mudanças chamaram a atenção na Reforma da Previdência, mas uma das principais é referente aos servidores públicos. (Imagem: Divulgação)

Diversas mudanças chamaram a atenção na Reforma da Previdência, mas uma das principais é referente aos servidores públicos. (Imagem: Divulgação)

Nem todos estão felizes com essas mudanças, mas parece que isso realmente será o futuro de muitas pessoas. O grande prejuízo está relacionado ao fato de que muitas pessoas que iriam se aposentar ano que vem, por exemplo, terão que esperar por mais um ou dois anos, até completarem a idade ou o tempo de contribuição exigido.

Fórmula da Aposentadoria – Como Calcular

Com a nova proposta, uma nova fórmula deve ser aplicada na hora de calcular quanto o contribuinte irá receber. Para começar, é preciso tirar uma média de todos os salários de contribuição realizados. Da média obtida, o contribuinte terá direito a receber em torno de 70%. Agora, para cada ano de contribuição que superar os 25 anos exigidos, acontecerá um acréscimo de 1,5% no total.

Para cada ano que superar os 30 anos de contribuição, haverá um acréscimo de 2%. Por fim, para cada ano de contribuição que superar os 35 anos, o acréscimo será de 2,5%. Um exemplo bem básico é o de um indivíduo que começar a contribuir com 25 anos; ele poderá se aposentar com 65 anos e receberá uma aposentadoria de 100% do salário de contribuição.

Nem todos estão felizes com essas mudanças, mas parece que isso realmente será o futuro de muitas pessoas. (Imagem: Divulgação)

Nem todos estão felizes com essas mudanças, mas parece que isso realmente será o futuro de muitas pessoas. (Imagem: Divulgação)

Para mais detalhes é preciso ir até uma agência do INSS com seus documentos em mãos e solicitar o cálculo ao atendente, principalmente se você já possui a idade mínima exigida antes da reforma ser aprovada. Dessa forma poderá ver quanto tempo mais ainda precisa contribuir para receber a aposentadoria integral.

Recomendados para você: