1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.832 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Veja como se Aposentar pelo INSS

O INSS, sigla que denomina o Instituto Nacional de Seguro Social, ou também conhecido como previdência social, está intimamente ligado ao processo e recebimento de aposentadoria por parte dos trabalhadores. É ele o órgão responsável pelo pagamento do benefício para quem contribuiu a vida toda.

O Instituto é administrado pelo Governo Federal e é a forma principal de investir na aposentadoria. Nos últimos anos, a previdência social vem passando por diversas reformas que ainda intrigam não só aqueles que vão se aposentar, como aqueles que estão dando início a carreira de trabalho.

Veja como se Aposentar pelo INSS

Veja como se Aposentar pelo INSS

Regras para se aposentar pelo INSS

Algumas exigências são feitas pelo INSS para que o cidadão possa se aposentar de maneira tranquila. Atualmente, a regra feita pelo cálculo 85/95 é a mais comum. Ela leva em consideração o número de pontos alcançados pelo contribuinte durante toda a sua vida de trabalho a partir da soma da idade mais o tempo de contribuição.

Mas não são apenas esses os pré-requisitos. Também existe uma carência para o recebimento da aposentadoria, ou seja, o trabalhador deve ter contribuído, no mínimo, 180 meses com a previdência social. Ao atingir os pontos, o beneficiado pode receber o pagamento de maneira integral. Neste caso, são 85 pontos para as mulheres e 95 pontos para os homens, porém, há um aumento previsto para até 2026. Portanto, não existe uma idade mínima para se aposentar, mas, sim, um tempo de contribuição com o Instituto.

O pagamento para se aposentar pelo INSS

O pagamento para se aposentar é feito durante a vida ativa em relação ao mercado de trabalho. Com isso, a geração atual em atividade está pagando para quem vai se aposentar atualmente e assim por diante. No caso de emprego registrado em alguma empresa, são elas que ficam responsáveis pelo investimento mensal do INSS, fazendo o desconto a partir do salário.

Para saber se o seu chefe está pagando regularmente o seu INSS, basta acessar o Extrato de Vínculos e Contribuições, que fica disponível no próprio site da Previdência. Para tal consulta, é necessário ter o número do NIT/PIS/PASEP e entrar com a senha retirada somente através de uma agência da Previdência Social.

Já para os trabalhadores autônomos, esse pagamento deve ser feito através do Guia da Previdência Social (GPS). O carnê pode ser adquirido através de uma solicitação no site da Previdência ou em estabelecimentos locais que fazem esse tipo de venda.

O valor do pagamento é a partir de uma porcentagem de acordo com cada salário, o que varia de pessoa para pessoa. É válido ressaltar que a previdência social tem um teto de pagamento para o benefício que, em alguns casos, pode ser menor do que o salário de quando o cidadão estava em atividade. Para qualquer dúvida, basta recorrer a uma agência da Previdência Social.

Como se aposentar pelo INSS

Existem seis modalidades aceitas pela previdência social para se aposentar. São elas: por tempo de contribuição, através da fórmula 85/95, aposentadoria especial, por idade, por invalidez e proporcional. Para se aposentar, é preciso encontrar em qual delas você se encaixa e se dirigir a uma agência do INSS, sempre com todos os documentos exigidos em mãos.

O procedimento para se aposentar pelo INSS

No próprio site do INSS você pode encontrar todos os documentos exigidos para cada modalidade de aposentadoria, além de fazer um agendamento do atendimento antes de comparecer ao local. Isso pode ser feito através do número 135.

A previdência social é uma forma de se garantir para o futuro. Se chegou a hora de se aposentar, corra atrás dos seus direitos e, sempre que estiver com dúvidas, recorra a um especialista antes de tomar qualquer decisão.

 

 

Recomendados para você: